Entre título/corpo

22/02/2018

Palestra Há vida depois da escola?

Mais uma vez quisemos saber se há vida depois da escola e, para isso, convidamos o ex-aluno Renato Gil, que terminou em 2008 os estudos na Escola Secundária Dr. Júlio Martins para ingressar no ensino superior, na Licenciatura em Ecologia Aplicada.

No dia 20 de fevereiro, no Auditório da Júlio Martins, perante os alunos do 12.º ano, regular e profissional, o Renato falou do seu trabalho como educador ambiental, que visa a criação de uma Escola da Natureza, para o desenvolvimento ecológico e social desta região.

Do seu percurso destacou o envolvimento em programas internacionais e de voluntariado, que o levaram a viver em países como a Bulgária e a Finlândia e a crescer como profissional e como pessoa. Aconselhou os jovens a mexerem-se, a envolverem-se em atividades e projetos diversificados que os enriqueçam e lhes permitam desenvolver competências que, segundo a sua experiência, as aulas e os cursos superiores ainda demasiado teóricos não fazem: saber comunicar, trabalhar em condições diferentes daquelas às quais se está habituado, tomar decisões e solucionar problemas, conseguir relacionar-se com os outros, saber trabalhar em equipa e ser resiliente. Realçou a importância de saírem da sua zona de conforto e de não desistirem perante a primeira dificuldade.

Respondeu sobre modos de procurar e integrar projetos de voluntariado que, na sua opinião, são fundamentais para fazer a diferença. Constata-se que, hoje, os jovens se preocupam em acumular mestrados e doutoramentos mas, entre candidatos a um emprego com currículos brilhantes, são raros os que mostram competências que não se aprendem nos livros.

Ao longo da sessão, alunos e professores colocaram muitas questões e o Renato, sempre num registo descontraído e bem-disposto, respondeu e retribuiu com um rebuçado a cada um.

Em nome do nosso agrupamento, agradecemos ao Renato a disponibilidade que teve e desejamos-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário