Entre título/corpo

31/03/2017

Miúdos a Votos - Resultados eleitorais

Terminada a   campanha eleitoral realizou-se a votação, no dia 17 de março, durante o período da manhã,  no átrio da Escola Básica de Santa Cruz Trindade.





O escrutínio foi efectuado e os resultados foram os seguintes: dos 374 eleitores, votaram 294 (79%), sendo 163 raparigas (55%) e 131 rapazes (45%).

Os livros mais votados foram:




#miudosavotos #visaojunior

30/03/2017

Agentes da PSP leram para os mais pequenos…

No dia 21 de março, às 10h 45, na Biblioteca escolar,  no  horário da actividade os Grandes lêem aos pequenos, tivemos uma pequena surpresa.

Os agentes da PSP Humberto Terra e Flávio Gonçalves estiveram a ler uma história da série Eu faço como diz o Falco, As três primeiras Pedaladas, para os alunos do 1.º ano.

Aproveitaram o momento e falaram das regras de segurança quando utilizamos veículos de duas rodas, especialmente as bicicletas.

Como sempre a conversa foi agradável e bastante interessante, tendo os alunos presentes questionado os agentes sobre dúvidas e incertezas de como se deve proceder ao andar de bicicleta.

Obrigada aos agentes que, com a sua simpatia e disponibilidade, contribuem para o cumprimento de alguns objetivos curriculares.

Alunas do projeto Ler + Jovem no Dia da Poesia, no TEF

A convite do Teatro Experimental Flaviense, três discentes do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins participaram no espetáculo de comemoração do Dia Mundial da Poesia, que teve lugar no dia 21 de março no Cineteatro Bento Martins.

Através do programa Poesia para Todos, lançado semanalmente na Sinal TV, os organizadores tomaram conhecimento desta prática de leitura do AEJM e as alunas Inês Melo, Maria Inês Ribeiro e Maria João Barreira, do 11.ºD, acolheram a proposta com gosto e mostraram de forma brilhante, neste palco, o prazer dos jovens em ler e conhecer poesia.
 
O projeto Ler + Jovem Dar + vida à leitura, dar + leituras à vida em que estão envolvidas com mais 18 colegas do 11.º ano e quatro professores (Filosofia, Físico-química, Espanhol e Português) teve início em 2015 e termina este ano  letivo mas, neste curto período de 2 anos, tem desenvolvido várias iniciativas na escola e comunidade que vão deixar boas recordações!
 
 

28/03/2017

Dia Mundial da Poesia

A poesia esteve de visita à nossa Escola, no passado dia 21, Dia Mundial da Poesia, juntando a comunidade escolar no seu auditório para ler e ouvir ler poesia.

Foi com enorme prazer que alunos, pessoal docente e não docente prepararam os seus textos e deram largas ao seu talento.
Foram realizadas duas sessões de poesia perante uma plateia atenta e interessada que ouviu dizer poetas conhecidos e textos de produção própria, como foi o caso de Zélia Neves e Rui Sousa.

Foi com muita satisfação que a equipa da biblioteca comemorou este dia, lembrando que a poesia traz para as nossas vidas beleza, sonho, evasão mas também realidade!


SEMANA DA LEITURA 2017 | Encontro de Leitura

Foi o XLVII Encontro de Leitura que encerrou a Semana da Leitura 2017 de forma brilhante.
O tema escolhido a nível nacional para esta Semana “O prazer de ler” foi assumido também para este encontro que decorreu na escola sede, no dia 10 de março, às 21 horas.
Preparada para o evento, toda a comunidade esteve representada no palco dos melhores leitores: alunos de todos os ciclos, pais e encarregados de educação, funcionários e professores.
 
Foi também o momento escolhido para a entrega dos prémios de iniciativas e concursos promovidos pelas bibliotecas ao longo do ano.
 
Como sempre, o encontro foi uma festa da leitura e uma descoberta de autores e textos fascinantes.




 
 
 

Concurso Faça lá um Poema

Para assinalar o Dia da Poesia, 21 de março, divulgamos os poemas vencedores desta edição do concurso Faça lá um Poema.

 

 
Este concurso foi lançado pelas bibliotecas escolares em todos os ciclos de ensino do nosso agrupamento e contou com a participação dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
 
No início de fevereiro, os alunos inscritos dirigiram-se à BE para participarem nesta edição. 
 
Após recolha dos trabalhos, o júri reuniu e selecionou os 3 melhores poemas de cada ciclo.
 
Salientamos que o poema que ficou em 1.º lugar  foi enviado para a fase nacional do concurso.
 

 
Parabéns a todos os participantes e professores que se envolveram nesta iniciativa.
 
 
 
 

27/03/2017

SEMANA DA LEITURA 2017 | Aconteceu um livro...Os Maias

No âmbito da Semana da Leitura, aconteceu um livro: Os Maias, de Eça de Queirós, para as turmas 11.ºC e 12.º A e B.

Dinamizada pela professora Olívia Dias, esta palestra teve lugar na Escola Secundária Dr. Júlio Martins e pretendeu relacionar saberes entre as áreas de Português e de Filosofia, a partir das temáticas abordadas na obra acima referida.


De salientar o envolvimento e interesse dos alunos, que apresentam uma excelente capacidade para argumentar e opinar, relacionando conceitos e leituras diversas.

Foi uma sessão muito estimulante pois, além de mostrar a confluência de correntes de pensamento, provocou a discussão sobre aspetos presentes na obra, nem sempre consensuais para os leitores.  


24/03/2017

SEMANA DA LEITURA 2017 | Personagens desfilam na biblioteca da Nadir


Perante uma biblioteca cheia e curiosa, deu-se o encerramento da Semana da Leitura na Escola Nadir Afonso com o desfile de personagens de livros.

Para isso, contamos com a ajuda dos pais/ encarregados de educação, de professores e da A.O. Maria José Costa tanto na organização como no apoio à caracterização e maquilhagem dos intervenientes.

Começou o desfile!
Uma a uma entraram as personagens e deixaram-se adivinhar pelos colegas e professores presentes. 

Em alguns casos, porque nem todos leem os mesmos livros, foi preciso explicar algumas passagens e pormenores associados ao livro. Mas, em todos os casos conseguimos descobrir quem tinha saído do livro e se encontrava perante nós.
 Vejam se adivinham também!







Devo dizer que ficou uma curiosidade enorme por conhecer algumas das obras onde vivem as personagens que conhecemos neste desfile!

Vamos lá à biblioteca procurá-los nas páginas dos nossos livros?

E aproveito para vos lançar este desafio: no próximo desfile, quem consegue mostrar-nos uma personagem diferente?

 

SEMANA DA LEITURA 2017 | Partilha de leituras 7.ºD- 9.ºC - 9.ºF

No dia 7 de março foi a vez das turmas 7.ºD, 9.ºC e 9.ºF partilharem, entre si, leituras em Francês.

Sob orientação dos professores Mário Rui Areias, Sameiro Costa e Cândida Ventuzelos os alunos escolheram textos variados para esta sessão.

A leituras foram feitas individualmente e, de modo a causar maior impacto junto dos ouvintes, em grupo à semelhança do que fazem os jograis.
 







As leituras foram interessantes e conseguiram cativar a atenção de todos para quem ouvir ler em Francês foi um prazer, tal como se pretendia com a atividade.

SEMANA DA LEITURA 2017 | Partilha de leituras 8.ºF - 9.ºG

No dia 6 de março, na Escola Dr. Júlio Martins aconteceram partilhas de leituras em Francês, entre as turmas 8.ºF e 9.ºG.

Orientados pelos professores Cândida Ventuzelos e Mário Rui Areias, os alunos selecionaram textos variados, desde o conto à poesia, e leram em grupo ou individualmente, mostrando a todos que “Ler é um prazer” seja qual for a língua em que se lê.



Foi um prazer ouvir ler tão bem e conhecer histórias e poemas tão interessantes nesta língua.

Divulgação do blogue "Vida de Músico"

No âmbito da aplicação do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, num trabalho colaborativo entre os professores titulares de turma, diretores de turma e docentes de várias áreas disciplinares e as professoras bibliotecárias foi planificado um conjunto de atividades a realizar ao longo do ano letivo, com alunos de vários ciclos/ anos de escolaridade.

A par do trabalho em sala de aula realizado pelos docentes das várias áreas envolvidas, na biblioteca têm sido realizadas sessões para exploração de conteúdos e de algumas ferramentas, de modo a desenvolver os projetos delineados para cada turma.

Com os trabalhos ainda em curso, divulgamos já um dos projetos, ainda em construção mas já online, e merecedor das nossas leituras e comentários.

O blogue "Vida de Músico"  tem como responsáveis os alunos do 7.ºC e as docentes de Português, Ciências Naturais e Cidadania. No decorrer do ano letivo outros poderão envolver-se neste projeto.

http://bloguecmusica.blogspot.pt/

 

  

23/03/2017

SEMANA DA LEITURA 2017 | Dia Internacional da Mulher

Na terça-feira, dia 7 da março, as turmas 9.ºG, 5.ºB e os alunos da "Oficina de História", em articulação com a biblioteca da escola Nadir Afonso assinalaram o Dia Internacional da Mulher.

Os discentes, orientados pela professora Maria das Neves Guerra, prepararam uma sessão muito rica onde ouvimos poemas e canções alusivas a esta data e vimos comparecer algumas personalidades importantes para a história desta comemoração e da Literatura Portuguesa, encarnadas por alunos do  5.ºB.

Uma das alunas do 9.ºG, Axel, abrilhantou a atividade com momentos musicais.
 
 


Foi uma atividade deveras interessante, que envolveu alunos e docentes de dois ciclos de ensino para tratar um tema importantíssimo e muito atual: os direitos da mulher e o desrespeito pelo Ser Humano que continua a existir.

SEMANA DA LEITURA 2017 | Concurso de Ortografia

Ao longo do ano letivo, em articulação com os docentes Titulares de Turma/ Português, foi realizado um Concurso de Ortografia, disputado em três fases, a primeira em sala de aula e as duas seguintes nas bibliotecas escolares. Durante a Semana da Leitura 2017, decorreu nas 3 bibliotecas do AEJM a fase final.
Todos os apurados para esta fase se apresentaram na biblioteca na hora combinada para serem mais uma vez postos à prova!
Perante um grupo concentrado, os professores da equipa da BE responsáveis pelo concurso, aplicaram o ditado correspondente a cada nível de ensino.

Os alunos vencedores são:


Os nossos parabéns a todos os participantes que deram o seu melhor nas três fases e que são, por isso, também vencedores.

SEMANA DA LEITURA 2017 | Concurso de Fotografia

Lançado em fevereiro pelas bibliotecas escolares, decorreu no AEJM o concurso de fotografia “O prazer de ler” destinado a todos os alunos, encarregados de educação e pessoal docente e não docente do agrupamento.

As fotos apresentadas tinham muita qualidade e obedeciam ao tema. Salienta-se que apesar de algumas das fotografias não respeitarem alguns aspetos, todas integraram a exposição que decorreu na Semana da Leitura, na escola sede.

Após a receção dos trabalhos, o júri constituído por três docentes do agrupamento decidiu pelos 3 melhores e uma menção honrosa, de acordo com os critérios constantes do regulamento do concurso. 


  






Obrigada a todos os participantes que contribuíram para o enriquecimento da Semana da Leitura 2017.

20/03/2017

SEMANA DA LEITURA 2017 | Dramatização - Selma


No final do Desfile de Personagens, um grupo de mães dos alunos das escola encenou uma dramatização a partir do livro Selma, de Jutta Bauer.
Obrigada a todas pela sua excelente contribuição.






SEMANA DA LEITURA 2017 | Desfile de personagens

Para encerrar as atividades da Semana da Leitura, na  Escola Básica de Santa Cruz Trindade, realizou-se, uma vez mais, o Desfile de Personagens com os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade como protagonistas.
Ao longo da tarde desfilaram 44 personagens, figuras das mais variadas histórias lidas.
Todos eles estiveram muito bem caracterizados e cientes do seu papel  de manequim de passerelle.
Obrigada a todos que, com a sua colaboração, tornaram possível  este desfile de personagens




SEMANA DA LEITURA 2017 | Paragem Todos aLeR+

Realizou-se no dia 9 de março, às 15h15m a 2.ª Paragem Todos aLeR+ no Agrupamento, sob a temática da Semana da Leitura  O Prazer de ler .
Apresentamos alguns momentos da participação de todos os ciclos de ensino.




A próxima Paragem realizar-se-á no dia 15 de maio de 2017, com a temática A família. 



15/03/2017

SEMANA DA LEITURA 2017 | Leitura com escritores



O escritor Rui Sousa honrou-nos com a sua presença lendo, às turmas do 2.º E e 4.º D, um conto da sua autoria inserido no livro Antologia de contos Mimos e Contos de Natal, de vários autores. 

Brindou-nos com  a excelente leitura do conto Ladino,  retirado do livro de Miguel Torga, Os Bichos. 








Todos os presentes ficaram encantados com as suas leituras  que,  com naturalidade, fomentaram o gosto e o prazer da leitura, em todos os presentes.  

SEMANA DA LEITURA 2017 | Leitura em vários sotaques





No dia 10 de março,  a mãe dos alunos David e Max, do 1.º A e 2.º E respetivamente, leu, acompanhada do seu filho Max, excertos da história do livro Quanto vale a amizade? Texto bilingue em Português e Mandarim.






O contacto com outra língua tornou-se num momento muito interessante de partilha e aprendizagem.
No final aprenderam a dizer livro / amigo/ amizade e a localizar no livro estas palavras.
Obrigada à mãe pela sua disponibilidade. 



14/03/2017

SEMANA DA LEITURA 2017 | Leitura em Língua Gestual

Nos dias 7 e 8 de março desenvolveram-se na biblioteca da EBSCT,  21 sessões de leitura em Língua Gestual Oficial Portuguesa.
A história apresentada A Cesta de Dona Maricota, de Tatiana Belinky, foi um sucesso. Os alunos compreenderam a mensagem e aprenderam os nomes das variadas frutas e legumes, personagens da história, em Língua Gestual.



SEMANA DA LEITURA 2017 | Leitura com personalidades


A nossa semana é sempre muito rica em leituras e como não podia deixar de ser também os elementos da PSP Jaime e Terra marcaram presença, logo no primeiro dia, 6 de março,  lendo para as turmas do 3.º B e 4.º C, Bilhetinhos de Namorados, de Hanna Virginie.


A Dra. Tânia Oliveira representante da autarquia também esteve presente  lendo para as turmas do 1.ºB e 1.ºD o livro Afinal, do que é que a Senhora Quiproquó Anda à Procura? de Satoshi Itaya


SEMANA DA LEITURA 2017 | Leitura com familiares

Durante esta semana,  na Escola Básica de Bustelo, também estiveram presentes familiares que leram e encantaram os alunos.



Uma vez mais,  os pais e mães dos alunos da Escola Básica de Santa Cruz Trindade marcaram a sua presença na Semana da Leitura.
Ao longo da semana, leram e encantaram os seus filhos e os colegas, com as histórias escolhidas por eles.
Parabéns a todos e obrigada.

Crianças da Sala 2 e alunos do 2.ºE

Quando a Mãe Era Pequena, Joana Cabral 





Alunos do 2.ºD e 4.ºA

O Incrível Rapaz que Comia Livros, Oliver Jeffers 






Alunos do 2.ºE 

A Estranha História de Zézé Boca Doce, Manuel Cruz e César Madureira





Alunos do 4.º C

Maria Botelha, Pedro Seromenho


                                                           
A Senhora Flocos de Neve, irmãos Grimm                                    O senhor Palha,  William Bennett                                                                                                                           (conto Japonês)


06/03/2017

Semana da Leitura 2017


Biblioteca Digital do Agrupamento

A Biblioteca Escolar disponibiliza a partir de agora uma Biblioteca Digital em linha, que estará em permanente construção.

O catálogo é constituído por obras que se encontram no domínio público (livres de direitos de autor), as quais podem ser descarregadas de forma gratuita e legal para leitura em tablets, computadores  ou smartphones.
A maioria dos livros encontra-se no formato “epub” e “pdf”, podendo  ser lidos através de diversas aplicações (Aldiko e PocketBook (android e iOS) e Calibre (Windows e Linux).

Para usufruir deste serviço, pode fazê-lo através de uma miniaplicação do blogue, na faixa lateral esquerda, ou aceder aqui.

04/03/2017

Campanha Eleitoral - Miúdos a Votos


Na Escola Básica de Santa Cruz Trindade, a campanha eleitoral continua.

No dia 23 de fevereiro realizaram-se os comícios onde se defendiam os livros candidatos:

A23 Porque é que os animais não conduzem? 

A27 O senhor do seu nariz e outras histórias.




 
As defensoras dos livros candidatos, discursaram para os alunos da escola que quiseram assistir, auxiliadas pelos restantes elementos da equipa, durante o intervalo, no polivalente.


 
Perante uma boa assistência e alguns apoiantes,  expuseram as suas ideias para tentar convencer os ouvintes  a votar nos seus livros favoritos.  
  



Podem ouvir os seus discursos nos seguintes Podcasts:








Debates em Sala de Aula

O primeiro debate em sala de aula superou as expectativas, uma vez que era o primeiro de quatro debates e as intervenientes se sentiam um pouco inquietas. Temos que adiantar que foram muito convincentes na forma como responderam às questões formuladas e como defenderam as suas ideias e ideais.

Os ouvintes neste debate estiveram muito atentos e no final houve quem mudasse de opinião acerca do livro sobre o qual iria votar.

Têm sido momentos muito gratificantes, tanto para alunos, como para professores. 
Na opinião da Eva e da Sara aprenderam muito, descobriram muitas coisas, trabalharam com a ajuda dos colegas na elaboração dos textos dos comícios, cartazes, marcadores e restante material, exercitando o cérebro,  tão importante para o desenvolvimento da escrita e da leitura.


Apresentamos um filme gravado pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, orientados pela professora Cidália Pires e Luís Salomé,  a quem agradecemos a sua preciosa colaboração.




A campanha vai continuar e os próximos debates realizar-se-ão nos dias:

 7 março - 11 horas- Sala 16  - Turmas do 4.ºA e 4.ºB

8 março - 14 horas- Sala 6    - Turmas do 1.ºA  e 1.ºB

15 março -11 horas- Sala 11   -Turmas do 3.ºA/ e 3.ºB


#miudosavotos #visaojunior

03/03/2017

Poesia para todos

O poema "Uma Amiga" de Antero de Quental , dito por Ana Salgado, do 11.ºD.



Partilha de leituras na BE em Inglês

Na quinta-feira, dia 23 de fevereiro, o 10.ºB foi à Escola Nadir Afonso ler em Inglês para o 6.ºC e do 6.ºD.

Os alunos organizadores da atividade prepararam as leituras relacionadas com a Shrove Tuesday.

Começaram por fazer uma exposição sobre o significado desta comemoração, recorrendo a imagens e vídeo. Foram sempre questionando os colegas, para se certificarem sobre a sua compreensão e, então, passaram à leitura de uma história alusiva ao Pancake Day.

Finalmente, lançaram um desafio aos colegas mais novos, de encontrarem todos os vocábulos relacionados com as leituras realizadas, numa sopa de letras.




Os alunos e as professoras Isabel Pires (6.ºC), Ana Cristina Naya( 6.ºD)  e Helena Barbosa (10.ºB) estão de parabéns pela atividade.  Foi uma maneira diferente e muito interessante de celebrar esta data.

Um elogio especial aos alunos que apresentaram as leituras em Inglês, demonstrando um domínio da oralidade brilhante.



Gravações do programa semanal Poesia para todos

Nas quartas-feiras, dias 15 e 22 de fevereiro, foram feitas novas gravações do programa semanal Poesia para todos, integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento e no Projeto LeR+ Jovem "Dar + vida à leitura, dar + leituras à vida".
 
 
No dia 15 nas instalações da Sinal TV, e no dia 22 na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, já todos os alunos envolvidos no projeto fizeram a gravação de pelo menos um poema, leitura realizada individualmente ou em grupo.
 
Como sabem, todas as sextas-feiras temos um novo poema, que é divulgado em vários canais: sinal TV, blogue e página de facebook das bibliotecas escolares.

Sobre máscaras e Carnaval no Hotel Geriátrico

Na quarta-feira, dia 22 de fevereiro, um grupo de alunos do 7.º ano (7.ºC, E, F), acompanhados da professora de Português, Isabel Cristina Reis, e da professora bibliotecária, Filomena Freitas, fez uma visita ao Hotel Geriátrico de Chaves.

As leituras foram propícias à partilha de poesia, histórias e anedotas sobre o Carnaval, que animaram o ambiente entre os jovens e os utentes desta instituição parceira.
Os momentos musicais foram muito emocionantes para todos na medida em que os alunos escolheram e apresentaram peças musicais muito ritmadas e alegres – um duo e um quarteto. Este complemento – a leitura de partituras – foi um excelente contributo para mostrar outras leituras que fazem crescer e que enriquecem todos, os que leem e os que ouvem.
 


Esta sessão ficou marcada pela grande afetividade demonstrada pelos alunos, que conheceram o Hotel Geriátrico neste dia e, além de conversarem com as pessoas que tão bem os receberam, distribuíram muitos beijinhos e abraços.