Entre título/corpo

23/02/2017

Partilha de leituras na BE em Inglês

Na segunda-feira, dia 20 de fevereiro, a turma 6.ºD dirigiu-se à Escola Dr. Júlio Martins para retribuir as leituras que os colegas do 10.ºC iniciaram no dia 7 de novembro, na BE da Escola Nadir Afonso.

O tema escolhido pelos alunos do 2.º ciclo foi o Valentine's Day e após as leituras, feitas por vários alunos, foi proposto um desafio - um quiz -  aos colegas do secundário, que estes responderam com empenho e ...acertadamente. 

Os alunos e as professoras Ana Cristina Naya e Helena Barbosa, do 2.º ciclo e secundário respetivamente, estão de parabéns pelo desenvolvimento das atividades e pelo diálogo em Inglês que estas exigem, pois o contacto com colegas que evidenciam níveis mais avançados desenvolve competências valiosas e apela à melhoria, pelo exemplo.

XLVI Encontro de Leitura

Deixa cair a Máscara foi o tema do XLVI Encontro de Leitura, no dia 17 de fevereiro,  na Escola Básica de Santa Cruz Trindade.
A adesão de familiares e elementos da comunidade educativa foi grande, contemplando  um dos  objetivos destes encontros que é  o fortalecimento da articulação e integração entre a escola/biblioteca com a família e a comunidade local.
Vimos e partilhamos sentimentos de emoção, por parte dos familiares, ao depararem-se com os seus educandos no papel de leitores.
Reforçar o trabalho pedagógico em torno da tarefa de formar  e consolidar leitores está a ser igualmente conseguido. Na  opinião da Jéssica Alvites, do 4.ºA:  A leitura é muito necessária….há sempre meninos do agrupamento que vão ler. É muito importante ir lá para lermos e melhorar a leitura… para reencontrar os amigos que vão aos encontros. Devemos ir porque nos dá conhecimento e nos ajuda a  ser melhores.
As leituras entre irmãos e outros elementos da família e comunidade têm vindo a aumentar, mas pensamos que será retomada em grande força a partilha de textos entre pais e filhos, que tem sido menos utilizada.
Resta-nos agradecer a todos os envolvidos que, com o seu contributo, tornam possíveis estes serões tão agradáveis. Bem hajam!..




21/02/2017

Campanha Eleitoral - Miúdos a Votos

Hoje, 21 de fevereiro,   a campanha eleitoral decorreu no recreio da escola com a distribuição de marcadores de livros, aos alunos de todos os anos de escolaridade.
Foram  aproveitados estes contactos para fazer alguns esclarecimentos aos menos elucidados.
Registámos alguns momentos...





Os próximos acontecimentos já estão agendados...



#miudosavotos  #visaojunior

Sessão de saúde oral e entrega dos cheques-dentista na Júlio Martins

Numa organização conjunta dos projetos SOBE / PES e Equipa da Saúde Escolar realizou-se no dia 14 de fevereiro, às 18.30 horas, uma sessão de saúde oral para os encarregados de educação dos alunos nascidos em 2001 e 2003.

Além da sensibilização para a importância da higiene oral, prevenção e tratamento de problemas dentários, a enfermeira Clara Sèvegrand, da Equipa de Saúde Escolar do ACES Alto Tâmega e Barroso, elucidou os presentes sobre a utilização dos cheques-dentista por todos os beneficiários.

No final, procedeu-se à entrega dos mesmos a cada encarregado de educação e, aqueles que não puderam estar presentes, poderão receber o seu cheque-dentista na hora de atendimento semanal que cada diretor de turma marcou no início do ano letivo.



20/02/2017

Os Afetos na EBSCT

O afeto, sentimento de carinho que se tem por alguém, foi o tema principal das sessões orientadas pelas enfermeiras Clara Sèvegrand e Carla Santos, da  UCC Chaves 1 – ACES Alto Tâmega e Barroso, para todas as crianças do pré-escolar e alunos do 2.º ano de escolaridade da EBSCT, durante a semana de 14 a 17 de fevereiro.
Recorrendo ao teatro de fantoches, através da peça A Carochinha, foi abordada a afectividade, contribuindo para a reflexão e tomada de consciência da multiplicidade de afetos.
Ao longo do desenvolvimento da atvidade,  os alunos foram sorteados e convidados a dar um abraço, promovendo-se, assim,  a autoestima e o respeito por si próprio e pelo outro.
Foram momentos de alegria e boa disposição. 



Ao longo da semana ainda foram lidos os livros Abraços e Beijinhos e Apaixonados para as crianças do pré-escolar e  alunos do 1.ºano.
Foi uma semana rica em Afetos que esperamos se prolonguem por muito, muito tempo...


19/02/2017

Miúdos a Votos










                                                                         


A campanha eleitoral de Miúdos a Votos já começou na  Escola Básica de Santa Cruz Trindade!




Os alunos do 3.º B escolheram dois livros candidatos:

O senhor do seu nariz e outras histórias


 Porque é que os animais não conduzem




Proximamente teremos dois comícios, quatro debates em sala de aula,  sessões de esclarecimento e distribuição de marcadores.

Está atento...
                           Participa!

Apoia o teu livro candidato...

#miudosavotos #visaojunior

"Amor é fonte de vida"

No dia 14 de fevereiro, durante a manhã, todos as turmas do 7.º ano assistiram à atividade "Amor é fonte de vida", organizada pela professora Susana Pinto, docente de História.

Um grupo de alunos do 7.º C, trajados a rigor, apresentaram a leitura de cartas de amor trocadas entre D. Pedro e Inês de Castro, fizeram o respetivo enquadramento histórico desta relação, tão famosa na nossa História, e complementaram a atividade com a leitura de poemas sobre os dois apaixonados.
Claro que a música não podia faltar e o acompanhamento musical foi feito por dois violinos e um violoncelo, instrumentos que tão bem se ajustaram ao propósito desta ação.




Parabéns à professora Susana que preparou e estimulou estes atores e músicos e obrigada a todos os envolvidos pela excelente atividade com que nos presentearam e que recheou a biblioteca de uma forma brilhante neste dia especial.



08/02/2017

SOBE - Sessões de Saúde Oral- Entrega de cheques dentista

Dando cumprimento a mais um dos objetivos do projeto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares, decorreram nos dias 30, 31 de janeiro e 2 de fevereiro, às 17.30 horas, na Biblioteca Escolar da EBSCT, três sessões de saúde oral e entrega de cheques dentista,  dirigidas aos encarregados de educação dos alunos nascidos em 2009.

A primeira sessão foi orientada pelo Dr. Ricardo Brás e as seguintes pela  Enf.ª Clara Sèvegrand e Enf.ª Carla Santos,  pertencentes à UCC Chaves 1 – ACES Alto Tâmega e Barroso.

Esta sensibilização visa modificar alguns comportamentos e hábitos ainda enraizados nas famílias e, essencialmente, esclarecer o porquê da criação de hábitos de saúde e higiene oral.


Agradecemos a presença dos pais/encarregados de educação pelo seu excelente envolvimento e pelo seu contributo para que os seus educandos continuem a realizar  leitura de histórias com dentes bonitos e sorrisos grandes, ao longo do seu percurso académico.

Sessão de Terapia do Riso

Dando continuidade à Terapia do Riso, realizou-se no dia 1 de fevereiro uma sessão destinada a docentes, orientada pela Enfermeira Palmira.
Foi uma sessão onde, uma vez mais, se abordou a temática do riso e os seus benefícios para a saúde.

Chegar ao final do dia e terminar com uma actividade intensa,  de modo a libertar serotonina, endorfinas, dopamina e adrenalina, neurotransmissores, que  contribuem para o nosso bem estar, prevenindo problemas cardiovasculares e combatendo o stress, não  podia ter sido melhor.

Ao longo da sessão rimos, sorrimos e experimentámos sensações leves e harmoniosas.
Agradecemos à Mirita a amabilidade, disponibilidade e boa vontade com que acolheu o nosso pedido. Bem haja... 



07/02/2017

Palestra "Saga de um combatente na I Guerra Mundial – de Chaves a Copenhaga”

No âmbito da evocação do centenário da I Guerra Mundial, a área disciplinar de História, em colaboração com a biblioteca escolar, organizou uma exposição e a palestra “Saga de um combatente na I Guerra Mundial – de Chaves a Copenhaga”.
No dia 27 de janeiro, às 10.10 horas, todos os alunos do 9.º ano assistiram à ação dinamizada por Gil dos Santos, neto de um combatente da I Guerra Mundial. Além da leitura de excertos da sua obra, o diário escrito pelo seu avô durante o período que decorreu entre a sua partida para a guerra até ao regresso a Chaves, “assumiu” o relato na 1.ª pessoa, vestindo a farda do seu avô e contando todos os acontecimentos que ele viveu nesse período.
Esta iniciativa colheu uma excelente aceitação por parte de todos os presentes: alunos, professores, convidados do Regimento de Infantaria 19 e Presidente da Associação de Pais. Todos se mostraram muito atentos e curiosos pelos pormenores relatados, colocando no final algumas questões sobre os factos narrados.
O nosso agradecimento, mais uma vez, ao autor da obra “Saga de um combatente na I Guerra Mundial – de Chaves a Copenhaga” que tão bem soube expor os tormentos passados pelo seu antepassado neste conflito.

03/02/2017

Poesia para todos

O poema de Pablo Neruda "Me gustas cuando callas" dito por Ruben Ribeirinha, do 11.ºB.