Entre título/corpo

31/01/2017

Encontro com escritor Pedro Seromenho

Numa iniciativa do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC), decorreram de  23 a 27 de janeiro várias sessões com o  escritor /ilustrador Pedro Seromenho,  nos três agrupamentos de escolas, tendo por base os livros do autor.

O Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins recebeu a visita do autor nos dias 23 e 24, tendo sido realizadas três sessões em cada uma das escolas visitadas: EBSCT e EBNA.
O autor dinamizou sessões muito interessantes e ativas, em que alternou o contar das histórias das suas obras com a ilustração, entusiasmando os alunos a participarem com gestos, movimentos e canções.

No final de cada sessão, houve sempre uma sessão de autógrafos onde o escritor/ilustrador personalizou cada um dos livros que autografou com uma ilustração.



No âmbito desta visita do escritor ao nosso concelho, a restante comunidade também pôde estar "À conversa com...Pedro Seromenho" no serão do dia 26 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Chaves.




XLV Encontro de Leitura

O nosso XLV Encontro de Leitura, que teve lugar no dia 20 de janeiro, na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, levou à reflexão sobre as novas tecnologias e se estas nos aproximam ou nos afastam: das pessoas que nos rodeiam, dos nossos objetivos, do trabalho, do prazer, da leitura…

Foram muitos os textos e os pontos de vista de vários autores, em leituras individuais, coletivas, acompanhadas de música.




E, no final, todos se aperceberam que as tecnologias são algo excelente nas nossas vidas porque, com peso e medida, só nos trazem benefícios! Mas, também, ficamos a saber que, quando mal utilizadas, muitos são os prejuízos.

Todas as participações foram muito expressivas e, entre os alunos/ pais/ professores que leram, cantaram, tocaram e os que apenas ouviram, todos os ciclos do agrupamento estiveram representados e mostraram agrado por este serão cultural.


30/01/2017

Aconteceu um livro…Os Maias, de Eça de Queirós

No dia 18 de janeiro, na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, aconteceu um livro: Os Maias, de Eça de Queirós, palestra dinamizada pela professora Olívia Dias, desta feita para as turmas 11.º D e 12.º C e D.
Os alunos atentos à exploração desta obra e à sua analogia com temáticas/ conceitos de outras leituras realizadas, responderam a questões e expuseram opiniões, num intercâmbio de saberes entre as áreas de Português e de Filosofia, que visa a ligação interdisciplinar para o desenvolvimento de competências transversais.
Como nas palestras anteriores, os presentes (alunos e docentes) foram estimulados para a (re)leitura da obra e para o conhecimento mais aprofundado do seu autor.

Concurso Nacional de Leitura - 1.ª fase


No dia 11 de janeiro, às 10.10 horas realizou-se, na BE da Escola Secundária Dr. Júlio Martins, a 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2017.

Nesta fase estiveram envolvidas as docentes de Português do 3.º ciclo das turmas 7.º B, C, 8.ºB e 9.º A e D, com 39 alunos inscritos, e os docentes do ensino secundário que lecionam as turmas 10.ºC, E e 11.º B e D, com 9 alunos inscritos.

A prova foi elaborada pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC) e realizada por todos os alunos do concelho inscritos neste concurso nacional, no mesmo dia e hora.

No nosso agrupamento realizaram a prova 44 alunos que se esmeraram nas suas leituras das duas obras selecionadas para cada ciclo, pois os resultados obtidos foram muito bons.

Os alunos apurados para a fase distrital são: 

3.º ciclo 
Ana Amarante, 9.ºA
Ana Miguel Coelho, 7.ºC
Laura Costa, 7.ºC

Ensino secundário
Margarida Bragança, 10.ºC
João Silva, 11.ºD 
Margarida Oliveira, 10.ºE

Parabéns a todos os alunos participantes desta fase e respetivos professores.
Continuação de boas leituras!


27/01/2017

Poesia para todos

"Menina que sabe ler" poema dito por Inês Teixeira e Miguel Rua, do 11.ºD.


Dia Internacional do Riso

18 de janeiro , Dia Internacional do Riso.
A importância de comemorar esta data prende-se com os benefícios que o mesmo tem na saúde física, mental e emocional. 
Para o celebrar decorreu, pelas 11h, uma sessão de Terapia do Riso, a cargo da Enfermeira Palmira, na Biblioteca Escolar da Escola Básica Santa Cruz Trindade, para a turmas do 3.ºB e 4.ºA.
Ao longo da sessão foram explicados os benefícios desta terapia para a saúde. Quando rimos estamos a fortalecer o nosso coração, a melhorar a respiração e activar mais de 400 músculos do nosso corpo.  Rindo libertamos serotonina (anti-depressivo natural), endorfinas (hormonas que aliviam a dor e provocam uma agradável sensação de bem-estar), dopamina (que ajuda a elevar o estado de ânimo) e adrenalina (que ajuda a estarmos mais despertos e receptivos), proporcionando-nos maior criatividade. Rir com frequência  fortalece o sistema imunológico ajudando-nos também a  combater  o stress e as insónias. Nas crianças e pacientes asmáticos ajuda a melhorar a função pulmonar e a combater problemas cardiovasculares. Para além disso podemos fortalecer os laços afectivos,
Como atividade prática foi experimentado o Yoga do Riso realizando alguns exercícios de respiração e exercícios de riso estabelecendo interacção entre os presentes , através do  contacto visual e do riso sem motivo, pois o nosso corpo não distingue o riso falso do riso verdadeiro.
Os alunos também descobriram o prazer de rir com as vogais, uma vez que cada vogal produz vibrações internas em diferentes zonas do nosso corpo.
Foi uma sessão muito divertida, verificando-se no final que houve libertação de tensão por parte dos alunos.

Como considerámos a sessão muito importante,  ficou agendada,  para o dia 1 de fevereiro, às 16h30m , uma sessão destinada a  professores, na escola Básica de Santa Cruz Trindade.



18/01/2017

Replicação de saberes - Utilização da ferramenta Kahoot

Decorreu, na Reunião de Departamento do 1.ºciclo, no dia 10 de janeiro, a exploração da ferramenta Kahoot, a cargo da professora bibliotecária Filomena Freitas, como forma de replicação de saberes.  
Com o intuito de estimular a utilização das tecnologias para a aprendizagem de novos conteúdos, todos os presentes aprenderam a utilizar a ferramenta da Web Kahoot, realizando um Quiz, baseado em jogo, sobre o livro “A girafa que comia estrelas”.

Após momentos de efusivo entusiasmo, foi explicado o funcionamento da mesma. O Quiz, uma das opções do Kahoot, tem uma abordagem de jogo, não havendo limite para o número de perguntas, podendo a escolha da resposta estar entre  duas a quatro e considerando  sempre uma resposta correta.

O Kahoot é excelente para envolver e focalizar a atenção dos alunos numa sala de aula, sendo que os quizzes podem ser utilizados para avaliar formativamente o conhecimento de cada aluno, sobre o assunto em causa. Os resultados em Excel permitem aos professores registar e seguir a evolução dos seus alunos.

No final, verificámos que os professores estão interessados a aderir a esta proposta de gamificação na educação, pois a sua grande valência é a utilização de caraterísticas e elementos de  jogos,  para o contexto de sala de aula, seduzindo  os alunos e melhorando o processo de ensino-aprendizagem.

No final, foi fornecido o respetivo tutorial para uma melhor exploração da ferramenta e rentabilização da mesma, em contexto de trabalho na biblioteca escolar ou em sala de aula.

13/01/2017

Poesia para Todos


As gravações do programa semanal Poesia para todos, integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento e no Projeto LeR+ Jovem "Dar + vida à leitura, dar + leituras à vida", continuam a ocorrer.
Nos dias 4 e 11 de janeiro,  instalações Sinal TV, os alunos trabalharam os textos com a equipa de gravação desta estação,  que se disponibilizou para este projeto colaborativo de dar voz à poesia, fazendo-a chegar a todos os públicos deste canal de televisão, promovendo assim a leitura e a cultura.






Para já, este desafio tem-se revelado muito estimulante mas também desconcertante e surpreendente.

Todas as sextas-feiras é lançado um poema, que será divulgado também no blogue e página de facebook das bibliotecas escolares.


Nesta semana, podemos ouvir o poema "Plural dos sentidos" dito pelo Ricardo Rua, do 11.ºD.





Às equipas de alunos e docentes envolvidos, continuação do bom trabalho em prol da leitura para todos!


12/01/2017

Leituras partilhadas na BE em Espanhol


No passado dia 5 de janeiro, na BE da Escola Júlio Martins, aconteceu mais uma atividade de leituras partilhadas na BE em Língua Estrangeira, envolvendo turmas de Espanhol, das professoras Celina Cardoso e Isabel Brás, os 7.ºA e 9.ºA respetivamente.
Um grupo de alunos do 9.ºA leram expressivamente o conto “El niño que lo quiere todo”, cuja mensagem foi bem compreendida por todos os presentes: a importância dos afetos e da solidariedade em detrimento dos valores materiais.

Todos os leitores foram muito aplaudidos e, no final, como estávamos em vésperas de reis, todos recebemos um doce “regalo”.
Aos alunos e docentes envolvidos, continuação de bom trabalho e… aguardamos a vossa próxima partilha!

10/01/2017

Concurso de fotografia "O prazer de ler"


As bibliotecas escolares lançam o concurso de fotografia subordinado ao tema O prazer de ler, integrado na Semana da Leitura 2017.