Entre título/corpo

18/01/2017

Replicação de saberes - Utilização da ferramenta Kahoot

Decorreu, na Reunião de Departamento do 1.ºciclo, no dia 10 de janeiro, a exploração da ferramenta Kahoot, a cargo da professora bibliotecária Filomena Freitas, como forma de replicação de saberes.  
Com o intuito de estimular a utilização das tecnologias para a aprendizagem de novos conteúdos, todos os presentes aprenderam a utilizar a ferramenta da Web Kahoot, realizando um Quiz, baseado em jogo, sobre o livro “A girafa que comia estrelas”.

Após momentos de efusivo entusiasmo, foi explicado o funcionamento da mesma. O Quiz, uma das opções do Kahoot, tem uma abordagem de jogo, não havendo limite para o número de perguntas, podendo a escolha da resposta estar entre  duas a quatro e considerando  sempre uma resposta correta.

O Kahoot é excelente para envolver e focalizar a atenção dos alunos numa sala de aula, sendo que os quizzes podem ser utilizados para avaliar formativamente o conhecimento de cada aluno, sobre o assunto em causa. Os resultados em Excel permitem aos professores registar e seguir a evolução dos seus alunos.

No final, verificámos que os professores estão interessados a aderir a esta proposta de gamificação na educação, pois a sua grande valência é a utilização de caraterísticas e elementos de  jogos,  para o contexto de sala de aula, seduzindo  os alunos e melhorando o processo de ensino-aprendizagem.

No final, foi fornecido o respetivo tutorial para uma melhor exploração da ferramenta e rentabilização da mesma, em contexto de trabalho na biblioteca escolar ou em sala de aula.

Sem comentários:

Enviar um comentário