Entre título/corpo

22/12/2016

Feliz Natal e...boas leituras!






Os grandes leem aos pequenos

Os intervalos das manhãs de terça e quarta-feira na BE da Escola Básica de Santa Cruz Trindade são especialmente concorridos e participados, uma vez que os nossos alunos já se habituaram a fazer deles momentos privilegiados para a leitura.

Leem os alunos de terceiro e quarto anos, ouvem ler os alunos do primeiro e segundo anos,  à terça e à quarta-feira, respectivamente.

Relembramos aqui 15 momentos imperdíveis.



Ler na Cadeira do Rei


À semelhança dos anos anteriores, também este ano a Biblioteca da Escola Básica de Santa Cruz Trindade,  vem dando continuidade a este espaço de partilha de leituras, tão do agrado dos alunos do segundo ano, Ler na Cadeira do Rei.

Semana a semana, os alunos deste ano de escolaridade preparam, com empenho, entusiasmo e alguma ansiedade, a sua participação nesta actividade, para a qual escolhem o livro, treinam a leitura, formulam questões encarnando o papel de verdadeiros moderadores de debate, em que todos os alunos são convidados a exprimir-se, a  emitir e confrontar opiniões e conjecturas.

Ao longo deste ano lectivo já subiram a este especial trono 49 Reis e Rainhas que cativaram os ouvintes com as suas leituras.


20/12/2016

Projeto Tu Desenhas, Eu Escrevo


As turmas 5.ºC, 6.º A e 6.ºD aderiram ao projeto Tu desenhas, eu escrevo, que decorreu no 1.º período.
Este desafio consistiu na elaboração de um desenho, recorrendo a técnicas e materiais variados.

Esta atividade foi desenvolvida na biblioteca escolar da Escola Nadir Afonso e os alunos, para a realização dos trabalhos, inspiraram-se em temas estudados em Educação para a Cidadania e Português: relações interpessoais, bullying, violência doméstica, ...


Terminados todos os desenhos, estes foram recolhidos e enviados ao escritor.

Agora, resta-nos aguardar uma história baseada ou relacionada com os mesmos, criada pelo autor Bruno Magina que lançou este repto.

Até lá, continuação de bons desenhos e boas leituras!


Mais desafios com “O Cavaleiro da Dinamarca”

Na terça-feira, dia 13 de dezembro, mais duas turmas de 7.º ano puseram à prova as suas leituras da obra “O Cavaleiro da Dinamarca”, no âmbito da educação literária.

No final da abordagem da obra, e a pedido da professora Manuela Simões, a biblioteca escolar levou os tablets às salas de aula e, através de um teste criado no Kahoot, os alunos das turmas 7.ºD e G mostraram como leem!

O desafio foi bem recebido por todos e, como o número de alunos é superior ao de tablets, alguns tiveram autorização para usar o telemóvel.

Continuamos a crescer na utilização das tecnologias em contexto letivo e na rota dos tablets.

Boas leituras!

Maratona de Cartas 2016

A 4.ª Maratona de Cartas aconteceu no dia 9 de dezembro de 2016, nas escolas Júlio Martins, Nadir Afonso e Santa Cruz Trindade.

Tal como tem vindo a acontecer, toda a comunidade aderiu à iniciativa que já é tradição no nosso agrupamento no mês de dezembro. Após trabalho em sala de aula, individualmente ou com a turma, acompanhados do diretor de turma/ professor titular ou outro docente  do conselho de turma, os alunos quiseram mostrar que estão sensíveis e empenhados na luta pelos direitos humanos.

Na área de Educação para a Cidadania, os diretores de turma e professores titulares de turma desempenharam um papel fundamental, através da informação e realização de atividades sobre os 4 casos deste ano, de modo a que todos pudessem tomar consciência da importância deste ato tão simples, de assinar uma carta, mas tão poderoso e determinante em tantas situações.
Os alunos de Inglês do 12.º ano também colaboraram com a tradução das 4 cartas para Português, de modo a que toda a comunidade pudesse ler, sem dificuldades, as petições em questão.







Mais uma vez, o nosso agradecimento ao Grupo da Amnistia Internacional de Chaves, grupo 36, que disponibilizou todo o material necessário à ação, e a todos os que contribuíram para o sucesso da Maratona de Cartas 2016.



14/12/2016

Viagens ao Passado

“Lendas do concelho de Chaves ” foi o tema de mais uma sessão do projeto Viagens ao Passado, dinamizada pelo professor Luís Carvalho e pelos alunos do 8.ºG da Escola Secundária Dr. Júlio Martins.

No passado dia 9 de dezembro, no polivalente da EBSCT, os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade ouviram, pela voz dos colegas mais velhos, a explicação de duas importantes lendas do nosso concelho:  Lenda de Maria Mantela e a Lenda dos Irmãos Rui e Garcia Lopes.

A relevância de trabalhar os conteúdos curriculares esteve patente no final da sessão, aquando da intervenção dos alunos do 1.º ciclo ao elaborar questões sobre o tema.

Parabéns aos alunos e professor pelo trabalho desenvolvido e apresentado.


Feira do livro usado na EBSCT


No âmbito do Projeto aLer+ e em colaboração com a Associação de Pais  e Encarregados de Educação da EBSCT decorreu, entre os dias 5 e 9 de dezembro, a Feira do Livro Usado, promovida pelas Bibliotecas Escolares.
Agradecemos a cooperação e a participação das famílias e professores que se  tornaram imprescindíveis  para o sucesso da feira e assim podermos adquirir os livros necessários para apoiar as leituras dos nosso alunos.
Obrigada a todos pelo vosso apoio.



13/12/2016

1.ª Paragem Todos aLeR+

No dia 5 de dezembro, pelas 14,15h realizou-se nos Jardins-de-infância, nas Escolas Básicas de 1.º ciclo e em algumas turmas do 2.º ciclo, a 1.ª Paragem Todos a LeR+, sob a temática
Ser diferente é

Alunos, professores e funcionários pararam as suas atividades para ler durante 15 minutos.
A temática desta paragem foi escolhida em articulação com o Grupo de Educação Especial e teve como finalidade comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

À semelhança de outras paragens, as educadoras e professores puderam selecionar as suas leituras, tendo a Biblioteca Escolar enviado, via e-mail, uma coletânea de poemas para quem desejasse ler.





Obrigada a todos e continuação de boas leituras.

12/12/2016

Visitas à Biblioteca Municipal

Decorreram,  ao longo do mês de novembro, as visitas à Biblioteca Municipal para os alunos das turmas do 1.º ano de escolaridade da Escola Básica de Santa Cruz Trindade. Estas visitas,  à semelhança dos anos anteriores, pretendem dar a conhecer mais um espaço cultural,  tantas vezes esquecido.

Assim e após uma breve receção e apresentação pela bibliotecária municipal, os alunos foram conduzidos pelos diferentes espaços. Começaram pelo salão polivalente que, como o nome indica se destina a eventos diversos, o depósito de livros, sala de leitura e multimédia para jovens e adultos,  a sala de expressões e finalmente o espaço dedicado aos mais novos.

Estas visitas revestem-se de  especial importância  uma vez que levam os alunos a contactar com documentos históricos e representativos da história local e nacional, abrindo portas a potenciais futuros leitores e utilizadores deste espaço de cultura e lazer.

02/12/2016

Avaliar a leitura com dispositivos móveis


Nos dias 25 e 28 de novembro, duas turmas de 7.º e de 9.º ano realizaram testes de verificação da leitura, utilizando os tablets da BE.
As docentes de Português, prof.ª Beatriz Santos e Cândida Ventuzelos, aplicaram nas turmas 7.ºB e 9.ºB, respetivamente, um conjunto de questões para avaliação da leitura recorrendo aos tablets.
Após abordagem, em sala de aula, das obras “O Cavaleiro da Dinamarca”(7.º ano) e “O fantasma de Canterville" (9.º ano) solicitaram o apoio da biblioteca para a utilização dos dispositivos móveis.
A recetividade dos alunos à atividade foi muito boa e, no final, mostraram vontade de repetir!