Entre título/corpo

25/10/2016

Criptocontos - antologia de contos de terror


Lançamento de uma antologia com os contos de terror elaborados pelos alunos do 3.º ciclo da Escola Secundária Dr. Júlio Martins, no âmbito da sua participação no concurso Ler é cool.




Esta antologia encontra-se em suporte papel na biblioteca da Escola Dr. Júlio Martins.

Boas leituras!





24/10/2016

Aconteceu um livro…

Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco



No dia 19 de outubro, na biblioteca escolar, a professora Olívia Dias, docente de Filosofia, dinamizou uma palestra para os alunos das turmas 11.ºA e D e 10.º C.
Os alunos vibraram com a temática subjacente à obra camiliana, num intercâmbio de saberes entre as áreas de Português e Filosofia, que pretende a colaboração interdisciplinar para o desenvolvimento de competências transversais.
Além da abordagem de uma obra que regressou aos currículos (Amor de Perdição integra a lista da Educação literária do 11.º ano), é um contributo para o enriquecimento do universo cultural dos discentes, provocando também um estímulo para o conhecimento mais aprofundado do autor e da sua obra.


13/10/2016

"Read for the Record"


O envolvimento dos pais nos hábitos de leitura dos filhos


No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), sob a temática proposta pela International Association of School Librarianship (IASL) – Aprende a descodificar o teu mundo, realizaram-se nos dias 3 e 4 de outubro, na Biblioteca Escolar da EBSCT, sessões de sensibilização aos pais dos alunos do 1.º ano de escolaridade.
O envolvimento dos pais nos hábitos de leitura dos filhos é fundamental,  porquanto o interesse das crianças pelos livros não nasce espontaneamente, há a necessidade de motivação, em especial, por parte da família.
Ao longo das sessões foi dito que a leitura tem que ser encarada como um ato de prazer, só assim se pode  alcançar o sucesso nas aprendizagens, cabendo à escola criar dinâmicas de ensino/aprendizagem da leitura.
Fez-se ainda uma reflexão sobre o papel que os meios de comunicação, designadamente a televisão e Internet, têm no afastamento das crianças dos livros.
Foram apresentadas orientações, emanadas pelo PNL, sobre como fazer uma Leitura a Par com os filhos e algumas das atividades e projetos da biblioteca. 
Obrigada aos pais pela vossa presença e colaboração. 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Formação de utilizador 2016

Realizaram-se, nas bibliotecas escolares do agrupamento, entre os dias 16 de setembro e 7 de outubro, sessões de formação de utilizador para os alunos do 1.º ciclo, 5.º e 7.º anos das escolas EBSCT, EBNA e ESJM.



Na EBSCT, após uma breve explicação do modo de funcionamento da biblioteca bem como dos recursos existentes, os utilizadores puseram em prática os conhecimentos adquiridos, através da realização de jogos de procura e localização dos livros nas estantes.
Os alunos das turmas de 4.ºano aprenderam a consultar o catálogo em linha do AE Dr. Júlio Martins, procurando de seguida os livros nas estantes pela CDU.
Nesta ação foi visível a boa autonomia dos alunos, no decorrer das atividades das várias turmas.