Entre título/corpo

23/06/2016

Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar - Literacia da informação


Todas as turmas dos terceiro e quarto anos de escolaridade, da Escola Básica de Santa Cruz Trindade, desenvolveram, ao longo do ano letivo, um trabalho de Literacia da Informação, seguindo o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, sob a temática “ Educar para a Paz- Viver em sociedade”.
O trabalho foi apoiado com o modelo de pesquisa Big6 e resultou na elaboração de uma Wiki, colocada na plataforma E-Learning do Agrupamento.
Os seus objetivos fundamentais foram o de promover a formação de utilizadores da BE; incentivar o trabalho de pesquisa; desenvolver a aquisição de competências de informação para a elaboração de trabalhos; propiciar formação quer a alunos, quer a professores, no âmbito da pesquisa documental e do uso da informação em diversos suportes e estimular a autoformação.
Paralelamente, foi desenvolvido um trabalho de articulação com os professores de Expressão e Educação Musical, do 3.º ano, Pedro Pereira e Sara Cruz, que criaram um Hino à Cidadania intitulado “ Hino da Paz”. O hino foi cantado por todos os alunos do 3.º ano e apresentado à escola numa atividade conjunta. Parabéns a todos pelo belíssimo “ Hino da Paz”.




Relativamente ao trabalho desenvolvido os professores consideraram que: os alunos aumentaram os seus conhecimentos sobre o tema; desenvolveram capacidades de pesquisa, recolha e tratamento da informação; houve grande interesse, iniciativa e cooperação nas tarefas propostas; desenvolveram o sentido de participação e cooperação em trabalho de grupo.

Os trabalhos de literacia da informação poderão ser consultados aqui

Os grandes leem aos pequenos

Foram 47 os alunos do 3.º e 4.º anos que, ao longo deste ano letivo, quiseram ler para os seus colegas mais pequenos e assim fazer dos intervalos das terças e quartas-feiras mais um momento privilegiado de leitura partilhada.
De salientar o grande interesse e participação que esta atividade registou quer por parte dos leitores quer por parte dos ouvintes, que atentamente escutaram as histórias lidas.
Ao longo do ano fomos apresentando os vários momentos que estes leitores nos proporcionaram. Aqui fica o registo dos leitores do 3.º período.

Parabéns a todos os leitores e a todos os ouvintes... futuros leitores!



Ler na Cadeira do rei

92 reis e rainhas da leitura, que representam a totalidade dos alunos do segundo ano de escolaridade, passaram ao longo deste ano letivo pela Cadeira do Rei, para daí lerem, para os seus colegas, uma história ou um livro da sua eleição.
Às vezes nervosos, mas sempre compenetrados no seu papel de leitores fazem desta atividade um balanço muito positivo, por considerarem que ela lhes permitiu afirmarem-se como leitores e dinamizadores de momentos de interação e partilha com os seus colegas.
Ao longo do ano fomos apresentando os vários momentos que estes pequenos leitores nos proporcionaram. Aqui fica o registo dos leitores do 3.º período.

Parabéns a todos os alunos do 2. ano



16/06/2016

Concurso Ler é cool - resultados

Já foram divulgados os resultados do concurso de leitura digital Ler é cool. http://www.coolbooks.pt/lerecool/

Esta iniciativa foi lançada em março e decorreu até 6 de maio nas escolas Nadir Afonso e Júlio Martins.


Os alunos que participaram na vertente competitiva receberam todos um diploma de participação e um brinde (uma caneta de tablet).


Os que venceram esta fase a nível de escola, no 2.º ciclo (Íris Silva-5.ºA,  Beatriz Rebelo-5.ºB e Laura Costa-6.ºC), e a finalista nacional, no 3.º ciclo( Joana Baiona, 8.ºA), receberam um vale de 10€ para efetuarem compras de obras na livraria Coolbooks.











A biblioteca escolar felicita todos os participantes e concorrentes desta iniciativa, enaltecendo a boa prestação e qualidade dos trabalhos apresentados, bem como o sentido de responsabilidade no cumprimento de tarefas e prazos.
Os contos elaborados neste âmbito serão publicados pela BE no início do próximo ano letivo.

Um agradecimento especial aos docentes de Português que aceitaram mais um desafio de envolver os seus alunos neste concurso de leitura digital e também aos que procederam às correções dos trabalhos enviados a concurso.

Continuação de boas leituras!

14/06/2016

Exposição de brinquedos - Da madeira à lata


A magia da infância reflete-se muito nos brinquedos uma vez que eles foram e serão uma das principais formas de diversão e de  aprendizagem das crianças ao longo dos tempos.
Foi neste âmbito que esteve e está exposta na biblioteca escola da EBSCT uma vasta colecção de brinquedos antigos, gentilmente disponibilizada pelo professor Rui Queirós, que desta forma trouxe até nós uma panorâmica do brinquedo da madeira à lata.
Esta mostra permitiu a todos viajar no mundo da imaginação, mesmo num tempo em que os jogos electrónicos e brinquedos sofisticados inundam o mercado.
E se os brinquedos dizem muito sobre a época, a cultura e as características de um povo, uma coisa no entanto não muda: o encanto que estes brinquedos despertam, quer nas crianças, quer nos adultos.

Obrigada ao colecionador  e amigo por estes momentos agradáveis...



Ler na Cadeira do Rei - Uma sessão especial...

A última sessão da atividade Ler na Cadeira do Rei, deste ano letivo, teve um sabor e um encanto especiais: o Simão Ramos, aluno do 2.ºA,  teve a alegria e a responsabilidade de ler a sua história, não só para os seus colegas de turma, mas também para um grupo de alunos finalistas do Centro Social Paroquial, que no dia 3 de junho visitaram a nossa escola.
Os pequenos ouvintes escutaram com atenção a história que muito os encantou, não apenas por ser lida por um colega mais velho, mas também pelo conteúdo da mesma, um conto tradicional, extraído do livro Contos de Animais com Manhas de Gente, de Alexandre Parafita, Os cinco amigos e os ladrões.

Obrigada a todos pela vossa visita e sempre que quiserem a biblioteca escolar está pronta para vos receber.


09/06/2016

Articulação entre Ciclos - Viagens ao Passado

O projeto Viagens ao Passado teve a sua última sessão deste ano letivo no passado dia 30 de maio, no polivalente da EBSCT.
Novamente sob a orientação do professor Luís Carvalho, os alunos do 7.ºD da ESJM apresentaram uma interessante aula sobre  A arquitetura de transporte romano/medieval do concelho de Chaves, tema este que, mais uma vez, despertou o interesse, curiosidade e participação dos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.

Entre professores e alunos foi consensual a opinião de que estas sessões muito contribuíram para o enriquecimento e aquisição de conhecimentos, pelo que deixamos aqui o nosso agradecimento ao professor Luís Carvalho e a todos os seus alunos que participaram nas várias sessões, desejando a continuidade deste projeto no próximo ano letivo.





Encontro intergeracional no Flavicórdia Resort Sénior


A convite do Flavicórdia Resort Sénior, as equipas do projeto Ler + Jovem “Dar + vida à leitura, dar + leituras à vida” dirigiram-se, na terça-feira, dia 7 de junho, a esta instituição parceira para um encontro intergeracional.

Desta feita, o tema tradição/modernidade aproximou as duas gerações através dos textos, poemas e música.
Os mais jovens e os menos jovens fizeram uma excelente seleção de excertos e poesia que, a par da música, relembrou os tempos antigos e fez a analogia com os tempos atuais.

Partindo dessas leituras, os nossos alunos quiseram conhecer as experiências de vida de cada um dos idosos e, numa conversa sempre próxima e animada, recolheram os seus testemunhos sobre os tempos de escola, os passatempos, a alimentação, os hábitos de higiene, o vestuário, as relações interpessoais, …

Depois, todos voltaram à música, que todos conheciam, ensaiada pelos alunos e acompanhada de guitarra, seguindo-se uma outra sobre a cidade de Chaves, cantada por uma das utentes e acompanhada por todos os presentes.




Agradecendo ao Flavicórdia, as equipas ofereceram uma pequena lembrança e receberam um nutritivo lanche.

Pela última vez neste ano letivo, o encontro revelou-se um excelente momento para todos.

Foi muito congratulante a participação ativa de alunos e professores na implementação do 1.º ano do projeto.


08/06/2016

Apresentação da coletânea de poesia “Ecos de Apolo”


Na presença de alunos, pessoal docente e não docente decorreu ontem, 7 de junho, na biblioteca da escola Júlio Martins, a apresentação da coletânea de poesia “Ecos de Apolo” com poemas de Zélia Neves, funcionária do quadro do nosso agrupamento.

A sessão foi iniciada pelo Diretor do AEJM, professor Joaquim Tomaz, seguindo-se a leitura de alguns poemas da autora pelos alunos do 8.ºC, que intercalaram a sua intervenção com duas pequenas peças de clarinete e bombardino.   

Também as professoras Alda Fonseca e Ana Paula Geraldes participaram, lendo dois poemas da obra “Pedaços de mim”, da mesma autora, já apresentada nesta escola em janeiro de 2015.

Por fim, vários alunos colocaram questões, querendo conhecer o seu percurso e processo de escrita.

A autora, apanhada de surpresa, agradeceu emocionada a presença de todos e revelou que tem na forja um outro projeto.


Estas duas obras estão disponíveis na nossa biblioteca.
Boas leituras!

03/06/2016

Final do concurso "Descubre los errores"

   No dia 1 de junho decorreu, na biblioteca da Escola Júlio Martins, a final do concurso entre turmas “ Descubre los errores” dirigido aos alunos de Espanhol do 8.º ano.

  
   Esta iniciativa, que visa fomentar o uso correto da Língua Espanhola e valorizar a correção ortográfica, teve uma primeira fase, feita em sala de aula, onde foram apurados seis finalistas.
   Após realização da prova final, supervisionada pela professora Isabel Brás, saiu vencedora a aluna Vicenta Rodrigues, do 8.ºA.

  O prémio atribuído, após auscultação dos alunos, foi um delicioso Turrón de Alicante.



   Parabéns a todos os participantes!



O ser humano e o sentido da existência - A nova conceção do Homem em Miguel Torga





No dia 1 de junho, às 10:10 horas, as turmas 11.ºA e D assistiram à palestra “O ser humano e o sentido da existência - A nova conceção do Homem em Miguel Torga” proferida pela professora Olívia Dias na biblioteca da Escola Júlio Martins.

A partir da obra do autor, a docente levou à reflexão sobre temas tratados pela Filosofia, numa constante interação com os presentes, que responderam às questões lançadas ao longo da sessão e também questionaram alguns assuntos, buscando respostas para dúvidas com que se deparam nas suas vidas.




As turmas e os professores que participaram nesta palestra adoraram esta abordagem de Torga à luz da Filosofia. O interesse que todos manifestaram levará, certamente, a outras acções semelhantes.
Obrigada professora Olívia Dias, professora Ana Pires e professor Benjamim Andrade e respetivas turmas 11.ºA e D.





02/06/2016

3.ª Paragem Todos aLeR+


No dia 31 de maio, pelas 14,15h realizou-se nos Jardim-de-infância, nas Escolas Básicas de 1.º ciclo e em algumas turmas do 2.º ciclo, a 3.ª Paragem de Leitura - Todos a LeR+, sob a temática “Os Valores”. Alunos, professores e funcionários pararam as suas atividades para ler durante 15 minutos.

À semelhança de outras paragens, as educadoras e professores selecionaram as leituras, tendo a Biblioteca Escolar enviado via e-mail uma coletânea de poemas para quem desejasse ler.

Foram registados alguns momentos em quatro escolas.
Já dizia Fernando Pessoa, Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível.
Obrigada a todos e continuação de boas leituras.



01/06/2016

Educação Sexual em meio escolar

A Educação Sexual em meio escolar, como uma componente positiva do desenvolvimento pessoal, ao longo de toda a vida e cujas expressões contribuem para o bem-estar pessoal e relacional, foi o tema fulcral das sessões dinamizadas pela enfermeira Clara Sèvegrand, direcionadas para todos os alunos do 2.º ano de escolaridade da EBSCT.
Através da apresentação de elementos multimédia esclarecedores e informativos, bem como da projeção de filmes relacionados com os temas, os alunos exploraram vários conteúdos contemplados no caderno PRESSE.
Nas sessões realizadas, ao longo dos dois períodos, em torno da Identidade Sexual, realizaram atividades de rolle-playing sobre aceitação dos papéis de género flexíveis, igualitários e não discriminatórios e ainda da compreensão dos mecanismos da reprodução humana. 
Estas temáticas, muito do agrado dos alunos e alvo da sua curiosidade, tornaram estas sessões muito animadas e participadas,  onde todos puderam questionar, partilhar e esclarecer dúvidas.


XLII Encontro de Leitura


Foi a Escola EB1 de Bustelo que acolheu, no dia 25 de maio, o XLII e último Encontro de Leitura do presente ano letivo.
Os valores, tema escolhido para este serão, estiveram presentes em todas as leituras. A escola anfitriã iniciou com as crianças do pré-escolar que, através de ilustrações feitas pelo grupo e pequenas frases extraídas da obra "Os ovos misteriosos", nos contaram esta belíssima história sobre a importância de ser tolerante e de aceitar a diferença. Os alunos dos 1.º ciclo, com os seus textos originais, a partir do desenho de uma árvore feito no quadro, mostraram-nos como tudo fica sublime se usarmos os melhores valores: respeito, honestidade, humildade, confiança, …, que desabrocharão e originarão um ser vivo magnífico.          
Seguiram-se os alunos de outras escolas do agrupamento, que trouxeram poemas, excertos e alguma música.
Como é hábito, também não faltaram os pais e encarregados de educação, professores e elementos da comunidade, sempre participativos e ávidos de novas descobertas.
Os docentes, educadora e assistentes operacionais desta escola estão de parabéns pela excelente organização e pela mobilização das famílias e restante comunidade.
Tal como referimos anteriormente, os encontros mensais continuam a ser eventos de leitura de referência no nosso agrupamento e no concelho. Através dos nossos alunos, de todas as idades, conseguimos mobilizar mensalmente não só a comunidade educativa mas também a comunidade local, fazendo do ato de ler em voz alta uma verdadeira festa.     





Terminámos mais um ano de encontros de leitura com um lanche gostoso, oferecido pelos Encarregados de Educação e Junta de Freguesia.


As bibliotecas escolares agradecem a todos os que se envolvem e contribuem para o sucesso desta iniciativa e para fazer deste agrupamento uma comunidade leitora.