Entre título/corpo

23/06/2016

Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar - Literacia da informação


Todas as turmas dos terceiro e quarto anos de escolaridade, da Escola Básica de Santa Cruz Trindade, desenvolveram, ao longo do ano letivo, um trabalho de Literacia da Informação, seguindo o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, sob a temática “ Educar para a Paz- Viver em sociedade”.
O trabalho foi apoiado com o modelo de pesquisa Big6 e resultou na elaboração de uma Wiki, colocada na plataforma E-Learning do Agrupamento.
Os seus objetivos fundamentais foram o de promover a formação de utilizadores da BE; incentivar o trabalho de pesquisa; desenvolver a aquisição de competências de informação para a elaboração de trabalhos; propiciar formação quer a alunos, quer a professores, no âmbito da pesquisa documental e do uso da informação em diversos suportes e estimular a autoformação.
Paralelamente, foi desenvolvido um trabalho de articulação com os professores de Expressão e Educação Musical, do 3.º ano, Pedro Pereira e Sara Cruz, que criaram um Hino à Cidadania intitulado “ Hino da Paz”. O hino foi cantado por todos os alunos do 3.º ano e apresentado à escola numa atividade conjunta. Parabéns a todos pelo belíssimo “ Hino da Paz”.




Relativamente ao trabalho desenvolvido os professores consideraram que: os alunos aumentaram os seus conhecimentos sobre o tema; desenvolveram capacidades de pesquisa, recolha e tratamento da informação; houve grande interesse, iniciativa e cooperação nas tarefas propostas; desenvolveram o sentido de participação e cooperação em trabalho de grupo.

Os trabalhos de literacia da informação poderão ser consultados aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário