Entre título/corpo

28/04/2015

XXXIV Encontro de Leitura


Encontro de Boas Práticas em Bibliotecas Escolares: partilhar, refletir, melhorar

Vai decorrer nos dias 9 e 23 de maio, na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, em Chaves, o Encontro de Boas Práticas em Bibliotecas Escolares: partilhar, refletir, melhorar. 

Promovido pelos Agrupamentos de Escolas de Chaves e de Valpaços, em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso e a Rede de Bibliotecas Escolares, o Encontro está acreditado pelo C.C.P.F.C. como curso de formação com a duração de 15 horas, atribuindo 0,6 créditos.

Clique na imagem para aceder à página do Encontro, onde estão disponíveis  o formulário de inscrições e outras informações.





O 25 de abril na BE da Nadir

No âmbito das comemorações do 25 de abril, três turmas da EBNA, estiveram envolvidas numa atividade de música e leitura. A proposta partiu da BE que desafiou três alunos do 6.º H e um aluno do 5.º F para darem vida à história “A Flor de Abril” de Pedro Olavo Simões.
A atividade iniciou-se com um momento musical proporcionado por 7 alunos do 6.º C e um do 6.º H, onde foram ouvidos dois temas alusivos a esta data, tais como “Grândola Vila Morena” e “Uma Gaivota, Voava, Voava”.

De seguida, passou-se à leitura dramatizada da história referida anteriormente, que  foi narrada pelo Luís Maia e pelo Gaspar e que contaram a todos os presentes o que foi o 25 de abril. Um pai, personagem interpretada pelo Gonçalo, que é pintor, vai buscar à sua memória as respostas à curiosidade do filho, personagem interpretada pelo Gabriel, que viu um cravo desenhado sobre o cano de uma espingarda.






Com a simplicidade desta “ conversa” a quatro, os alunos contaram-nos a história da revolução dos cravos, da guerra do ultramar, do homem que queria mandar sozinho, e do que lhe seguiu e se rendeu, sem que um tiro fosse disparado, dos capitães de abril que derrubaram a ditadura, do povo que saiu à rua e fez a revolução e da florista que cravou no cano da espingarda cinzenta um cravo vermelho.

E foi através desta flor da liberdade que ficamos a saber quanto vale um voto e que todos temos “ o poder de decidir, com o nosso voto, o que queremos para o nosso país. Se não o fizermos, os outros vão decidir por nós. E quando os outros decidem por nós, não somos livres.”

No desenrolar desta atividade, foram vários os professores que se juntaram a nós nestas comemorações, seduzidos pelo som das músicas que se ouviam e que no final resultou num canto coletivo e entusiástico da canção “Uma Gaivota Voava, Voava”.

Agradecemos aos professores Heitor Reis, Pedro Sevivas, Cristina Naya e Beatriz Martins assim como às turmas participantes (6º A, 6ºC e 6º H) porque sem elas nada disto seria possível..


23/04/2015

O 25 de abril contado pelo 9.º A


A proximidade da comemoração desta data histórica motivou mais um momento de articulação entre ciclos na EBSCT.

No passado dia 22 de abril  e à semelhança do que vem sendo já uma prática comum, os alunos do 9.ºA sob a orientação do professor Luís Carvalho apresentaram aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade uma verdadeira aula de História relativa a esta temática.

Foi uma sessão muito esclarecedora, enriquecedora e participada que envolveu momentos musicais, momentos de partilha de conhecimentos e formulação de perguntas, a que o professor Luís Carvalho respondeu, solícito, fazendo jus à sua própria experiência e aos seus conhecimentos nesta área.














Parabéns pelo empenho e pelo excelente trabalho realizado!


20/04/2015

Workshop "Tablets na BE"

Na passada quinta-feira, dia 16 de abril, a coordenadora interconcelhia da RBE, Maritza Dias, e o professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Nelson Barradas, dinamizaram o Workshop Tablets na BE, na Escola Secundária Dr. Júlio Martins.

Esta sessão de trabalho decorreu da necessidade de partilhar, entre pares, materiais e práticas no âmbito da utilização dos tablets na biblioteca, uma vez que os professores bibliotecários têm vindo a ajustar os serviços da biblioteca às exigências dos utilizadores, e em algumas BE já existem dispositivos móveis que são usados em diversos contextos, não só para a promoção da leitura mas da aprendizagem em geral.


Na 1.ª parte da ação alertou-se para a importância de definir os contextos e formas de utilização dos tablets, prioridades e regras de utilização e, depois, passou-se às questões respeitantes às configurações, software/ aplicações e segurança.
No respeitante a conteúdos, foi explorado um conjunto de páginas Web de interesse para os que promovem a utilização de tablets nas bibliotecas escolares/ escolas, com especial relevo para a leitura digital.
Finalmente, foi valorizada a disponibilização dos ebooks de produção própria e a criação de uma biblioteca digital que reúna a coleção digital das bibliotecas de cada agrupamento.


17/04/2015

Fase distrital do Concurso Nacional de Leitura – Peso da Régua

A representação do nosso Agrupamento na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2015, realizada no dia 15 de abril em Peso da Régua esteve a cargo da Bárbara Pinto (8.ºA), do Miguel Mendonça (8.ºC), da Patrícia Delgado (7.ºD), que prestaram provas do 3.º ciclo, e do Nuno Aires (10.ºC), da Rute Cardoso (10.ºA) e do Vítor Ventuzelos (10.ºC) que prestaram provas do ensino secundário. 

A organização do evento esteve a cargo da Biblioteca Municipal de Peso da Régua e o concurso decorreu na Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia.

Todos os concorrentes realizaram uma prova escrita onde demonstraram os conhecimentos sobre as obras lidas. 
Após apuramento dos cinco melhores alunos de cada nível de ensino passamos às provas orais, abertas ao público, constituídas por duas componentes, declamação e argumentação. Foram momentos muito ricos que possibilitaram não só a leitura expressiva de poemas mas também a manifestação de opiniões bem fundamentadas sobre os 7 temas sugeridos e a relação destes com as leituras realizadas.     





Os seis alunos do AEJM deram o seu melhor e manifestaram a sua alegria por terem estado presentes nesta prova. Tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com outros bons leitores do distrito, festejaram o livro e a leitura, apoiaram os colegas e mostraram vontade de voltar para o ano e tentar chegar à final nacional.

De regresso a Chaves, o grupo vinha cheio de orgulho por trazer duas premiadas, o 1.º lugar do ensino secundário e o terceiro lugar do ensino básico, ambas alunas do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães.

Estão de parabéns todos os participantes, bem como os professores e bibliotecas escolares envolvidos neste concurso.


16/04/2015

Visitas à Biblioteca Municipal


Terminou no dia catorze de abril o ciclo de visitas à Biblioteca Municipal, este ano  dirigido apenas aos alunos do 1.º ano de escolaridade, dado que os restantes alunos da EBSCT já a tinha efetuado no ano letivo transato.
Novamente seguidos pelos colaboradores da biblioteca, os alunos das turmas A, B, C, e D puderam visitar e ficar a conhecer melhor todos os espaços desta instituição dedicados à leitura, trabalho, lazer, multimédia e arquivo.
Foram visitas enriquecedoras e motivadoras, ao longo das quais,  os alunos puderam contactar com documentos históricos e representativos,  quer da história local, quer nacional, bem como  todo  o fundo documental  disponível para requisição e leitura.
Com estas visitas espera-se que os alunos sejam potenciais futuros leitores e utilizadores desta instituição.









15/04/2015

Exposição de poemas e canções sobre o 25 de abril.

A biblioteca escolar vai organizar, de 14 a 24 de abril, uma exposição de poemas e canções sobre o 25 de abril.

Para tal, os alunos terão de escolher um poema ou uma canção que aborde o tema e, se assim o entenderem, ilustrá-lo a gosto.

Para participar, só têm que se dirigir  biblioteca, onde poderão fazer o seu trabalho e entregá-lo, no balcão de atendimento, até ao dia 24 de abril.


Participem! Aguardamos a vossa visita!



14/04/2015

TOP Bom Português



Parabéns a todos os participantes!

Já está um novo desafio lançado na BE da Nadir Afonso. Apressem-se a participar!

11/04/2015

Raquel Ramos no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins

Mais um dia dedicado à leitura no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins.
A escritora Raquel Ramos visitou o nosso agrupamento, no dia 9 de abril, e esteve com os alunos do 2.º ciclo e do 10.º ano para falar de duas das suas obras e assistir aos trabalhos que surgiram a partir das leituras efetuadas.

Durante a manhã realizaram-se duas sessões para todos os alunos do 2.ºciclo, na escola Nadir Afonso, que contaram com a apresentação de vários trabalhos feitos no âmbito da obra “Episódios da vida de um jovem gato” (leituras expressivas de poemas, dramatizações, canções,…). Após os trabalhos em palco, a escritora respondeu a uma entrevista, cujas perguntas abordaram não só a sua obra mas ainda aspetos relacionados com a sua vida, sobretudo enquanto adolescente, as leituras realizadas e os livros que mais a influenciaram.
Após cada sessão, teve lugar uma sessão de autógrafos.

À tarde, “Crepes num país de pés tristes” foi o tema principal que preencheu as duas sessões em que estiveram presentes os alunos do 10.ºano. Foram trabalhadas várias narrativas desta obra em sala de aula e colocadas à escritora várias questões sobre as mesmas.
Também junto deste público a nossa convidada falou do seu percurso enquanto escritora e leitora, tendo apresentado diferentes obras de autores reconhecidos que a acompanham e que a marcaram pela excelente qualidade da escrita e pelos temas abordados.





No final dia o sentimento, tanto dos alunos envolvidos como da escritora convidada, foi de grande contentamento e emoção pela experiência de assistir às diferentes leituras que uma mesma obra pode motivar.