Entre título/corpo

25/02/2015

O correio chegou à EBSCT...

A carteira chegou e entregou toda a correspondência.
Ao longo da manhã, do dia 20 de fevereiro,  o tão desejado  correio foi entregue.
Alunos, professores e funcionários experimentaram a sensação de receberem  postais  com mensagens  de amizade e carinho, carregados de emoções e expectativas …
Ficam aqui alguns registos.



13/02/2015

Faça Lá um Poema 2015


O Agrupamento Dr. Júlio Martins aceitou o convite lançado pelo Plano Nacional de Leitura e pela Fundação Centro Cultural de Belém e participou no Concurso Faça lá um Poema 2015, mais uma forma de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia.
Na EBSCT concorreram 116 alunos, dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade; na EBNA concorreram 25 alunos dos 5.º e 6.º ano e na ESJM concorreram 18 alunos dos 7.º, 8.º e 12.º anos.

Em cada escola foram selecionados os três melhores poemas mas para a fase nacional será enviado apenas um por ciclo de escolaridade.
De seguida, apresentamos a lista dos autores, ano e turma bem como o título dos poemas escolhidos:



Parabéns a todos os alunos e docentes envolvidos.


Semana dos Afetos na BE da Nadir

No âmbito da semana dos Afetos, duas turmas da escola Nadir Afonso, estiveram envolvidas numa atividade de música, leitura e escrita. A proposta partiu da biblioteca escolar, que desafiou quatro alunos do 6º B para darem vida à história “A grande fábrica de palavras” de Agnès de Lestrade e Valeria Docampo da editora Paleta de Letras.
 
A atividade iniciou-se com um momento musical proporcionado por todos os alunos do 6º B. De seguida, o Guilherme vestiu-se de fábrica de palavras, o Alexandre de Filipe, a Marta de Sara e o Gonçalo de Óscar, e não só cativaram todos os alunos como contagiaram também os adultos presentes com a magia e a poesia das palavras que lançavam no ar.
No final, foi proposto aos alunos do 5.º E construírem frases partindo de palavras que lhes foram distribuídas, estando todas elas relacionadas com os afetos que, posteriormente, apresentaram a todos os presentes.

 
Os resultados foram surpreendentes e o mais importante de todos foi que aprendemos que o amor não é feito das palavras que o rodeiam, mas dos sentimentos e do significado que depositamos em cada uma delas.
 
Agradecemos aos professores Heitor Reis e Carlos Ribeiro assim como às duas turmas participantes porque sem elas nada disto seria possível.


 

12/02/2015

Os Afetos na EBSCT

De acordo com o Programa Nacional de Saúde Escolar e inserido no Projeto de Promoção da Saúde Mental, o tema AFETOS foi trabalhado na Escola Básica de Santa Cruz Trindade.
Neste sentido,  todas as crianças e alunos das turmas do pré-escolar e 2.º ano, assistiram a sessões de esclarecimento pela enfermeira Clara Sèvegrand sobre  as relações de amizade, amor, simpatia e afeição, que sentimos pelos nossos pais, pelos nossos amigos e pela nossa família. Em cada sessão houve o jogo do abraço e cada aluno  escreveu  uma mensagem num coração branco ou vermelho que, posteriormente, foi colocado na Árvore dos Afetos, no átrio da escola .
Os afetos são fundamentais para constituir uma relação de paz e harmonia e contribuem para o nosso bem-estar e felicidade. 
Assim, para estabelecer estes laços, foi distribuído um postal a todas as crianças e  alunos, onde cada um escreveu uma mensagem dirigida  a um  amigo da escola, colocando-a seguidamente  no Correio dos Afetos, disponível na biblioteca escolar.


Toda a correspondência depositada será  distribuída pelas turmas da EBSCT no dia 20 de fevereiro,  pela carteira de serviço.
Até lá, continuação de bom Carnaval e não se esqueçam que:

"Devemos dar 4 abraços por dia para sobreviver, 8 para ficar bem e 12 abraços para crescer".
 Paulo Fajardo terapeuta da Escola Talendharma


09/02/2015

Leituras dos 8.ºC e D no Resort Sénior da Flavicórdia

No âmbito do Projeto aLeR+ do nosso Agrupamento, mais uma vez as turmas C e D do oitavo ano dinamizaram uma sessão de leituras de e para todas as idades.

Esta sessão teve lugar no dia 4 de fevereiro, às 15.30 horas, no Resort Sénior da Flavicórdia e o tema das leituras foi Os afetos e, agora, coube aos restantes alunos que não tinham participado anteriormente preparar a sua intervenção.
À semelhança da semana passada, levaram textos e instrumentos musicais e ofereceram aos utentes, muito concentrados e atentos, alguns momentos de prazer e relaxamento com leituras e música.

Depois, a animadora da unidade geriátrica, Andreia Carneiro, propôs uma atividade conjunta de procura de palavras ligadas ao tema tratado, para construir A árvore dos Afetos. Amor, carinho, ternura, abraços, beijinhos, paixão, saudade, … foram algumas das muitas palavras que cobriram de sentimentos uma árvore despida de folhas. 

No final, ficaram os agradecimentos por parte das duas instituições pela oportunidade de desfrutar destes momentos entre gerações e, ainda, a oferta da árvore construída por todos os presentes.

Obrigada e boas leituras!

Boletim Informativo - janeiro 2015




06/02/2015

Sessões de Saúde Oral e entrega dos cheques-dentista na EBNA

Dando continuidade ao projeto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares, decorreram nos dias 4 e 5  de fevereiro, às 10.30 e 18.30 horas, respetivamente,  duas sessões de saúde oral dirigidas aos encarregados de educação dos alunos nascidos em 2004.
Estas sessões, que decorreram no auditório da Escola Básica Nadir Afonso, foram organizadas pela UCC Chaves 1 – ACES Alto Tâmega e Barroso / PES- Projeto Educação para a Saúde e Bibliotecas Escolares, em colaboração com a coordenadora de estabelecimento.
A adesão dos pais/encarregados de educação foi elevada, tendo a enfermeira Clara Sèvegrand elucidado os presentes sobre como utilizar os cheques - dentista, bem como tecido algumas considerações acerca da saúde oral.
Agradecemos a presença de todos,  pois sabemos que  a vossa colaboração  contribuirá para a  leitura de histórias com sorrisos saudáveis.










Leituras dos 8.ºC e D no Resort Sénior da Flavicórdia

No âmbito do Projeto aLeR+ do nosso Agrupamento, mais uma vez as turmas C e D do oitavo ano dinamizaram uma sessão de leituras de e para todas as idades.

Esta sessão teve lugar no dia 4 de fevereiro, às 15.30 horas, no Resort Sénior da Flavicórdia e o tema das leituras foi Os afetos e, agora, coube aos restantes alunos que não tinham participado anteriormente preparar a sua intervenção.
À semelhança da semana passada, levaram textos e instrumentos musicais e ofereceram aos utentes, muito concentrados e atentos, alguns momentos de prazer e relaxamento com leituras e música.

Depois, a animadora da unidade geriátrica, Andreia Carneiro, propôs uma atividade conjunta de procura de palavras ligadas ao tema tratado, para construir A árvore dos Afetos. Amor, carinho, ternura, abraços, beijinhos, paixão, saudade, … foram algumas das muitas palavras que cobriram de sentimentos uma árvore despida de folhas.  

No final, ficaram os agradecimentos por parte das duas instituições pela oportunidade de desfrutar destes momentos entre gerações e, ainda, a oferta da árvore construída por todos os presentes.

Obrigada e boas leituras!


Oficina de escrita do 6.ºA e 8.ºD – uma atividade de articulação entre ciclos

Organizada pelas docentes de Português do 6.ºA e do 8.ºD, professoras Beatriz Martins e Isabel Reis respetivamente, esta atividade de articulação entre ciclos decorreu na biblioteca da escola Júlio Martins, no dia 5 de fevereiro, das 10.10 às 11.40.

Este trabalho colaborativo começou pela planificação da oficina de escrita e elaboração dos materiais a disponibilizar aos alunos, que as professoras prepararam conjuntamente, e depois pela organização dos discentes das duas turmas em grupos de trabalho e apresentação da proposta de atividade a realizar.



Passados alguns minutos necessários para os alunos se darem a conhecer e começarem a surgir ideias e propostas para a execução da tarefa, as categorias da narrativa foram, assim, exploradas em grupos mistos de alunos de 6.º e de 8.º anos e recorrendo a uma estratégia diferente do habitual.

Ficou agendado para a próxima semana o reencontro para a apresentação dos trabalhos.

Até lá, continuação de bom trabalho!

03/02/2015

Educação literária na BE da Nadir Afonso

Na BE da Nadir Afonso está a ser trabalhada a obra “ A vida Mágica da Sementinha”, de Alves Redol, pela turma C do 5.º ano.
Hoje, terça-feira, o professor Hélder Rodrigues lecionou a aula de Português desta turma na biblioteca, num projeto de trabalho colaborativo entre o docente e a professora Anabela Penas.
A turma foi dividida em grupos de trabalho e, seguindo as orientações fornecidas, procedeu à análise dos vários capítulos da obra: personagens, espaços, tempo, vocabulário,  ...




No final, cada grupo fará apresentação de um dos capítulos à turma, utilizando as ferramentas que entender mais apropriadas. 
Continuação de bom trabalho!



02/02/2015

Projeto SOBE " Passatempo - Um Ovo por Inventar"

Os alunos  da turma 3.º D e a professora titular de turma Jacinta Moura, da Escola Básica de Santa Cruz Trindade, criaram, para o  passatempo - Um ovo por inventar, lançado no âmbito do Projeto SOBE- Saúde Oral Bibliotecas Escolares, uma escultura a que deram o nome de  Ovolina Dentinhos. 
A partir do OVO enviado com os materiais na  caixa  SOBE  produziram um belo trabalho,  em que o OVO foi a  peça central.
Nesta escultura e através da personagem Ovolina Dentinhos tentaram  representar   O  PODER que o OVO  tem na alimentação, na saúde oral e na leitura.
A fotografia do trabalho foi envida e até  20 de fevereiro de 2015,  a empresa DEROVO GROUP fará a publicação das fotografias, na sua página de facebook.
Posteriormente, todos os trabalhos serão submetidos a votação pública até ao dia  13 de março de 2015.
Agradecemos, desde já, o interesse e empenho demonstrados e desejamos que  seja o início de novos
sonhos e desafios criativos.
Obrigada a todos!