Entre título/corpo

30/04/2013

I Encontro de Bibliotecas Escolares na Eurocidade: Jornada de Intercambio de Experiências (Galiza-Norte de Portugal)



No dia 27 de abril, a sede da Eurocidade Chaves-Verín (antiga alfândega de Feces de Abaixo) acolheu o I Encontro de Bibliotecas Escolares. Uma jornada de troca de experiências entre profissionais da Galiza e do Norte de Portugal, que teve como objetivos dar a conhecer experiências de qualidade na dinamização das bibliotecas escolares, na criação de leitores competentes e no desenvolvimento das várias literacias em articulação com os conteúdos curriculares.

Durante o Encontro teve lugar a conferência "Como um café no sofá da nostalgia" da escritora Fina Casalderrey, a apresentação dos Programas de Bibliotecas Escolares da Galiza e de Portugal realizada por Cristina Novoa, assessora de Bibliotecas Escolares (Secretaria de Cultura, Educação e O.U. – Xunta de Galícia) e Maritza Dias, coordenadora interconcelhia da RBE. Realizaram-se, ainda,  duas mesas de intercâmbio de experiências nas quais participaram, do lado português, os professores bibliotecários dos agrupamentos de escolas João de Araújo Correia (Peso da Régua), Dr. Júlio Martins (Chaves), Morgado de Mateus (Vila Real) e  Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Calvalhais (Mirandela); do lado galego, representantes dos Centros de Educación Infantil y Primaria Amaro Refojo (Verín),  Joaquim Lourenço Xocas (banda), Condessa de Fenosa (O Barco de Valdeorras) e Manuel Sieiro (Crescente).

Maritza Dias

Encontro com o escritor João Pedro Mésseder

A visita do escritor João Pedro Mésseder aos alunos do 2º ciclo teve lugar na passada sexta-feira, dia 26 de abril, e decorreu no Polivalente da Escola Básica Nadir Afonso.
Além da receção ao escritor, com uma apresentação do nosso Agrupamento e da nossa cidade, os alunos elaboraram trabalhos para uma exposição e para apresentação em palco.
O autor também respondeu a uma entrevista, preparada por alunos de duas turmas, e finalmente houve a sessão de autógrafos.
Foi uma manhã muito proveitosa para todos os envolvidos, onde esteve bem visível o trabalho realizado em torno das leituras.




24/04/2013

Recordações da Semana da Leitura 2013

ESCOLAS DO MEIO RURAL





LEITURAS PARTILHADAS NA NADIR AFONSO -PORTUGUÊS 2º CICLO







MURAL DA LEITURA - ESJM


 

 


HISTÓRIAS DE PASMAR - ESJM

 





CONCURSO DE ORTOGRAFIA - ESJM





 








OFICINAS DE ESCRITA CRIATIVA - ESJM



 


PRÉMIOS 2013 - ESJM



ENCONTRO DE LEITURA - ESJM


Fase distrital do Concurso Nacional de Leitura - Montalegre

O dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, não podia ter sido comemorado de melhor maneira para os cerca de cem alunos do distrito de Vila Real que se deslocaram a Montalegre para participarem na prova da fase  distrital do CNL. Foi um dia de intenso convívio e animação, com alguma dose de nervoso à mistura... 

Estiveram representados, como de costume, os três agrupamentos de escolas de Chaves e o convívio entre os alunos selecionados começou logo de manhã, com a viagem de autocarro até Montalegre, prolongando-se pelo almoço piquenique nos arredores do castelo.

A tarde iniciou-se com as provas escritas, seguindo-se momentos de animação alusivos às tradições da região enquanto era aguardado o anúncio dos cinco finalistas de cada ciclo. As provas orais, que decorreram no auditório do pavilhão multiusos, foram o momento alto da iniciativa: espetáculo, animação, humor e ... muita sabedoria.

Embora não tenham conseguido chegar a finalistas, as três alunas que representaram o nosso agrupamento - Inês Soares Melo (7ºC), Joana Filipa Barrocas Lopes (8ºF) e Andreia Sá Gonçalves (11ºD) -  deram o seu melhor, divertiram-se, festejaram o livro e a leitura, apoiaram os colegas e ficaram cheias de vontade de voltar para o ano e tentar chegar à final nacional.

De volta para Chaves, o autocarro vinha cheio de orgulho por trazer a vencedora da prova distrital do ensino secundário, aluna do Agrupamento de Escolas António Granjo.





Reportagem da TV Barroso


22/04/2013

Semana da Leitura - 19 de abril - ESJM

Encontro de Leitura


Quase duas centenas de pessoas -  alunos, encarregados de educação, pais, avós, professores e funcionários das várias escolas do agrupamento - estiveram presentes no primeiro encontro aLer+ realizado na biblioteca da Escola Secundária Dr. Júlio Martins.

Este encontro, subordinado ao tema "O Mar", iniciou-se com o coro da turma do 5ºI que, orientada pelo professor Adérito, interpretou a "Canção do Mar". Seguiu-se a apresentação da "Nau Catrineta" pelo  Grupo de Jograis da ESJM. Durante o resto do serão foram lidos textos, poemas e excertos de várias obras por alunos de todos os ciclos de escolaridade, do 1º ao 12º ano. 

Para terminar, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a Feira dos Minerais, organizada pela área disciplinar de Biologia, e de conviver em redor dos deliciosos bolinhos e salgadinhos preparados e servidos pelos alunos do curso CEF de Mesa e Bar.




Em breve serão disponibilizados neste blogue os álbuns de todas as fotografias que registam as atividades da Semana da Leitura 2013  em todas as escolas do agrupamento.

Semana da Leitura - 19 de abril - EBSCT


Leituras
Turma 3ºC
Leitura com personalidades
Turma 1ºC /1ºD


Desfile de personagens



18/04/2013

Semana da Leitura - 18 de abril - ESJM

Entrega de Prémios Diplomas


Alunos Premiados

  Concurso de Ortografia (3º ciclo)
Vencedores (por ano de escolaridade):
7º ano – Marco Alves (7ºB)   8º ano – Brenda Ribeiro (8ºG)  9º ano – Ricardo Barroso – 9ºF

Finalistas:
            Cátia Nascimento – 7ºA                                         Ana Catarina Nascimento – 8ºB
            Margarida Teixeira – 7ºE                                        Mariana Sevivas - 8º F
            Adriana Teixeira – 7ºF                                           Chloé Silvério – 9ºA                
            Sara Vaz – 7ºG                                                      Juliano Gomes – 9ºC
            Bruno Oliveira – 7ºH                                              Filipe Espinho –  9ºE             

TOP+ Leitores
        Vencedor TOP+: Márcio Teixeira (8ºB)
        
        Outubro – Márcio Teixeira (8ºB) e Maria João Afonso (10ºA)
        Novembro – Tânia Catarina Martins (7ºF) e Ana Margarida Salgado (10ºC)
        Dezembro – Mª Nazaré Fernandes (8ºD) e Olívia Seixas (12ºD)
        Janeiro – Rafael cintra (7ºA) e Ana Carolina Santos (10ºF) 
        Fevereiro – Mariana Gonçalves (9ºE) e Filipe Moreira (10ºF)
        Março – Tânia Catarina Martins (7ºF) e Ana Sofia Fernandes (10ºC)
                                          
  “Faça lá um Poema” (fase de escolas)

3º ciclo: Florbela Coelho (7ºE)   Secundário: Francisco Casais (12ºG)

 “PORDATA/RBE” (fase de escolas)

Inês Couto, Sara Félix e Sílvia Pereira, do 11ºE
    

                         Concurso Nacional de Leitura (fase de escolas)

          3º Ciclo
1º -Vítor Ventuzelos (8ºC)
 - Inês Soares de Melo(7ºC)
3º ciclo: Joana Filipa Barrocas Lopes (8ºF)

        Secundário
 - Ana Rita Carneiro (12ºD) 
 - Gilberto Ramos (12ºD)
3º - Andreia Sá Gonçalves (11ºD)


Em todas as turmas das escolas do agrupamento foi lido um poema na primeira aula do dia


SEMANA DA LEITURA - Escola Básica Nadir Afonso

 Os alunos do 3.ºA e 3.º C da Escola Básica de Santa Cruz Trindade deslocaram-se à Nadir Afonso para apresentarem aos colegas do 2.º ciclo a obra Celestino, o rato da biblioteca, numa dramatização preparada na Atividade Lúdico-Expressiva.






 SEMANA DA LEITURA - EBSCT
Leitura do poema em todas as salas

Leitura com familiares
Turma 1ºE
Dramatização
Sala 5

Leitura com o senhor Diretor
Turma 3ºA/3ºD

Sala 1 - Pré escolar


Visita à Biblioteca Municipal
Turma 3ºE










17/04/2013

Semana da Leitura - 17 de abril - ESJM

A semana da leitura continuou hoje com as Oficinas de Escrita Criativa orientadas pelo escritor David Machado. Durante a manhã os alunos do secundário deram asas à sua imaginação criativa e, à tarde, foi a vez dos professores.


Durante o dia continuaram a decorrer as atividades "Histórias de pasmar" e "Mural da Leitura".

SEMANA DA LEITURA - Escola Básica Nadir Afonso
Na Nadir, deste dia os alunos assistiram a uma dramatização "A poluição do mar", apresentada pelos alunos do nosso Clube de Teatro, que sensibilizaram todos os presentes para a importância de proteger este tesouro.




Também foi ocasião de entregar os prémios aos alunos vencedores dos concursos Faça lá um poema e Aristides de Sousa Mendes e ainda àqueles que mensalmente foram os melhores leitores e integraram o TOP+ da nossa biblioteca.
SEMANA DA LEITURA -  EBSCT
Leitura com personalidades | Bombeiros
Turma 2ºA/2ºE

  Dramatização - Centro Social Abobeleira/Valdanta
Turma 3ºB-2ºD 


Semana da Leitura - 16 de abril - ESJM

No segundo dia da Semana da Leitura realizou-se, na biblioteca, a Final do Concurso de Ortografia destinado aos alunos 3º ciclo. A prova contou com a participação dos finalistas de cada turma e os vencedores, com 0 erros cada, foram os seguintes:

7º ano - Marco Alves (7ºB)
8º ano - Brenda Ribeiro (8ºG)
9º ano - Ricardo Barroso (9ºF)


Tal como no dia anterior, durante todo o dia os alunos puderam participar na atividade Histórias de Pasmar e ver documentários sobre o Mar. 



 SEMANA DA LEITURA - EBSCT

Encontro com o escritor José Vaz




16/04/2013

Semana da Leitura - 15 de abril - ESJM


A Semana da Leitura na Escola Secundária Dr. Júlio Martins iniciou-se com a abertura do MURAL da LEITURA, onde todos os alunos poderão colocar os seus textos, frases ou pensamentos sobre os livros que leram ou sobre o MAR.


Outras Atividades

16:15h 
 Dramatização "A poluição do mar" pelos alunos da Oficina de Teatro da Escola Básica Nadir Afonso, dirigida aos alunos de 7º ano.



Ao longo do dia

"Histórias de pasmar" (Atividade de Espanhol) na biblioteca


Documentários sobre o mar na sala multimédia

SEMANA DA LEITURA - Escola Básica Nadir Afonso

Na Escola Básica Nadir Afonso iniciou-se a Semana da Leitura 2013 com a abertura do Painel sobre o mar, uma atividade de articulação com os docentes de EV e ET, que estimularam os seus alunos a decorarem um dos peixes emblemáticos do nosso Oceano: a sardinha.





SEMANA DA LEITURA - EBSCT
Leitura com familiares


Leitura com personalidades - PSP



Teatro para o Pré-escolar | Alunos da Oficina de Teatro
"A poluição do mar"








14/04/2013

Promover a leitura (Teresa Calçada)



"O mundo de Teresa Calçada é feito de palavras mas, no caso, são os números que dizem tudo. Há 13 anos, altura em que esta professora de Filosofia foi coordenar o Gabinete do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, eram poucas as bibliotecas dignas do nome. Hoje existem 2100. Quase todas as escolas, do básico ao secundário, contam com um espaço vivo e vivido onde o livro tem destaque, mas nem sempre protagonismo. “Continua a haver livros, mas eles coabitam com redes de informação e conhecimento. As bibliotecas do século XXI são espaços multimédia, centros pedagógicos de incentivo à leitura, possível através de diferentes recursos”, explica a coordenadora do projecto, justificando a presença de computadores, televisões, jornais e revistas. “O ambiente não é semelhante ao de uma sala de aula”, diz, e os catálogos que tem sobre a mesa provam isso mesmo. “Não são escolas da Finlândia”, diz en passant, enquanto enumera as valências que fazem das bibliotecas um espaço fundamental na relação aluno-professor. “Somos mutantes nesta geração digital, mas os nossos alunos não. Por isso, temos de adoptar uma atitude pegagógica que acompanhe a aprendizagem.” É preciso contrariar a ideia de que as bibliotecas são um sítio cinzento e (demasiado) silencioso: “Se não forem úteis, as bibliotecas deixam de ser precisas. E elas só são úteis se tiverem o que os alunos precisam.” Seja a Apologia de Sócrates ou a ligação ao Facebook."

in maxima.xl.pt [14/04/2013]

13/04/2013

Semana da Leitura 2013

Ver aqui a versão em pdf



Palestra "O cérebro em mudança na era da informação"




Decorreu no passado dia 10 de abril, no Auditório da Escola Secundária Dr. Júlio Martins, uma palestra subordinada ao tema “O Cérebro em Mudança na Era da Informação”. Esta iniciativa partiu do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves e foi dinamizada pela Dr.ª Teresa Silveira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 

Com base num estudo realizado pela oradora acerca do comportamento leitor de adolescentes do Norte de Portugal, Teresa Silveira procurou demonstrar em que medida os novos contextos tecnológicos têm impacto no desenvolvimento cerebral. Falou ainda sobre a importância da leitura nos primeiros níveis de escolaridade, explicando os mecanismos fisiológicos que se desencadeiam no cérebro através da prática da leitura. 


Durante cerca de uma hora e meia, os presentes puderam ouvir a exposição e esclarecer as dúvidas que o tema suscitou, acerca de alguns dos atuais comportamentos dos jovens, relativamente aos novos hábitos de lazer e à prática da leitura. 

A sessão revelou-se bastante enriquecedora, não apenas pela clareza da abordagem da oradora, mas também pela relevância que o tema assume nos dias de hoje. 


O GTBEC

05/04/2013

O cérebro em mudança na era da informação

As bibliotecas escolares têm a honra de convidar professores, encarregados de educação, alunos e outros interessados para a palestra O cérebro em mudança na era da informação.


 
 
Todos os presentes poderão receber um certificado de participação, pelo que se segue o link do formulário para a respetiva inscrição:



04/04/2013

Poema de abril


Os Justos
Um homem que cultiva o seu jardim, como queria Voltaire.
O que agradece que na terra haja música.
O que descobre com prazer uma etimologia.
Dois empregados que num café do Sul jogam um silencioso xadrez.
O ceramista que premedita uma cor e uma forma.
O tipógrafo que compõe bem esta página, que talvez não lhe agrade.
Uma mulher e um homem que leem os tercetos finais de certo canto.
O que acarinha um animal adormecido.
O que justifica ou quer justificar um mal que lhe fizeram.
O que agradece que na terra haja Stevenson.
O que prefere que os outros tenham razão.
Essas pessoas, que se ignoram, estão a salvar o mundo.

Jorge Luis Borges, in "A Cifra"
Tradução de Fernando Pinto do Amaral

Autor de abril

PEPETELA

Pepetela, de nome próprio Artur Pestana, nasceu em Angola, na província litoral de Benguela, a 29 de Outubro de1941. Descendente de uma família colonial os seus pais eram, no entanto, já nascidos em Angola.
É na sua cidade natal que Pepetela faz o ensino primário, depois parte para o Lubango, pois só aí era possível prosseguir os estudos e foi no Liceu Diogo Cão que Pepetela completou o ensino secundário.
Lisboa, 1958, foi o destino académico que se seguiu, no Instituto Superior Técnico que o autor frequentou até 1960 quando ingressa no curso de engenharia. Uma vez mais a mudança, desta vez para frequentar o curso de Letras apenas durante um ano, visto que, ainda em 1961, Pepetela faz a opção política que viria a mudar o rumo da sua vida e a marcar toda a sua obra, tornando-o um narrador de uma história de Angola que conhece, porque a viveu. Pepetela tornou-se militante do MPLA em 1963.
Quando abandona a vida política, Pepetela opta pela carreira de docente na Faculdade de Arquitetura em Luanda a dar aulas de sociologia...Nunca deixa de dar aulas embora se mantenha como escritor a tempo inteiro, até ter vindo para Lisboa em 1995 onde permanece até agora.

www.citi.pt/cultura/literatura/romance/pepetela/biografia


Livro recomendado:


Nesta obra, Pepetela utiliza os antigos mitos angolanos para criar uma história de amor num cenário de lutas em que, mesmo sem fazer referências a períodos históricos específicos, podemos acompanhar as guerras em Angola - tanto a revolução pela independência quanto a disputa fratricida entre Unita e MPLA - através dos olhos de personagens camponeses. 'Parábola do cágado velho' mostra que a mistura de culturas em Angola não se dá apenas nos grandes centros.

google.pt/books

02/04/2013

Dia Internacional do Livro Infantil


Comemora-se hoje o Dia Internacional do Livro Infantil.
Divulgamos a mensagem deste ano, Alegria dos livros à volta do mundo, da autoria de Pat Mora, traduzida por Maria Carlos Loureiro:

Lemos juntos, tu e eu.
Vemos que as letras formam palavras
e as palavras se transformam em livros
que seguramos na mão.

Ouvimos murmúrios
e rios agitados correndo pelas páginas,
ursos que cantam à lua
melodias divertidas.

Entramos em castelos misteriosos
e das nossas mãos crescem árvores em
flor
até às nuvens. Vemos meninas corajosas
que voam
e rapazes que pescam estrelas
cintilantes.

Tu e eu lemos, dando voltas e mais
voltas,
alegria dos livros à volta do mundo.