Entre título/corpo

27/10/2012

Concurso PORDATA | RBE 2012-2013


Está aberta a 3ª edição do concurso PORDATA | RBE, uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santose da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) dirigida a alunos do ensino secundário.

Todas as escolas com ensino secundário poderão concorrer, devendo, para o efeito, dinamizar e apoiar a elaboração de trabalhos curriculares usando como fonte principal de informação a base de dados PORDATA. O melhor trabalho de cada escola, selecionado internamente pelo professor orientador e professor bibliotecário, deve ser enviado à RBE, de acordo com o regulamento do concurso, até ao dia 4 de abril de 2013.

Paralelamente ao concurso, decorrem as inscrições para a realização de sessões de formação, de curta duração, sobre a PORDATA destinadas a apoiar, prioritariamente, grupos de alunos/ professores interessados em participar no concurso.

24/10/2012

Comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Para comemorar o Mês e o Dia da Biblioteca Escolar foram realizadas as seguintes atividades nas bibliotecas do agrupamento: 

Escola Básica de Santa Cruz Trindade:



No dia 22 de outubro ofereceu a todos os alunos que se deslocaram à biblioteca, para realizar as suas atividades, um rebuçado envolvido com uma poesia.





Também, e durante o intervalo da manhã, foram nomeados pelo senhor coordenador do estabelecimento professor Rui Moura 30 monitores, alunos do 3º e 4ºano de escolaridade, para auxiliarem nas tarefas da BE.

Nos dias 23 e 24 realizaram-se as reuniões com os pais dos alunos do 1º ano de escolaridade, para uma conversa sobre a importância dos livros e da leitura, e o grande contributo da biblioteca escolar na consolidação de hábitos de leitura e aquisição de conhecimentos.



Após esta breve conversa foi-lhes dado um decálogo com os Dez princípios imprescindíveis para criar bons leitores de Mário Coronas(2002). 




Escola Secundária Dr. Júlio Martins:

A propósito de livros e leituras, no intervalo grande da manhã do dia 22 de outubro, o Grupo de Jograis dirigiu-nos uma série de conselhos para evitarmos que o teto da casa nos caia em cima de podre por não lermos...

XV Encontro de Leitura

Prosseguindo o grande objetivo de desenvolver uma cultura integral de leitura no Agrupamento, envolvendo toda a comunidade, foi retomada a atividade Encontros de Leitura com uma sessão realizada no passado dia 19 de outubro, às 21 horas, na Escola EB1 de Mairos.
Este serão, subordinado ao tema “Folhas caídas”, mobilizou não só os alunos e professores das escolas do Agrupamento Dr. Júlio Martins mas também a comunidade local e alunos de outras escolas de Chaves.  
As leituras ilustraram bem o que é o “ler por prazer”. Dos clássicos da literatura portuguesa aos autores contemporâneos, dos autores desconhecidos aos leitores dos seus próprios textos, da prosa à poesia e até ao teatro, todos os géneros literários estiveram presentes e foram atentamente vividos e escutados por todos os presentes.
No final das leituras, o convívio prosseguiu à volta da mesa, com uma ceia oferecida pelos pais, encarregados de educação, assistentes e professoras da escola anfitriã.


23/10/2012

Autor de outubro [2]

Fonte da imagem: abancaqui.livreforum.com 


Patrick Süskind


Patrick Süskind (Amsbach, Baviera, Alemanha, 26 de março de 1949) é um escritor alemão, filho do escritor e jornalista W. E. Süskind. 
Patrick estudou História Moderna e Medieval na Universidade de Munique e em Aix-en-Provence, França. Publicou primeiro alguns contos, mas foi com o romance “O Perfume” *, lançado em 1985, que obteve o seu primeiro grande sucesso. Seguiram-se mais dois grandes êxitos literários: "A Pomba" em 1987 e “ A História do Senhor Sommer* , em 1991.
Muito pouco se sabe sobre a vida de Süskind, que é considerado uma das pessoas mais retraídas do cenário literário alemão. Süskind evita até mesmo noites de autógrafos e não é muito simpático à ideia de transformar os seus livros em filmes, com medo de que sejam plagiados ou falsificados. Apesar disso, “o Perfume” foi transformado em filme por Tom Tykwer, tendo estreado em 14 de setembro de 2006.
Além de escritor, Patrick é também guionista de televisão. Escreveu alguns guiões para a TV alemã, como a série "Der ganz normale Wahnsinn" e, com Helmut Fischer,  o guião de "Rossini", uma história que se passa no submundo de Munique. 
O Perfume” foi publicado inicialmente em capítulos, no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, revivendo a tradição dos folhetins. A história fez tanto sucesso que no final daquele mesmo ano (1985) foi transformada em livro e alcançou o topo das listas de best sellers na maioria dos países em que foi publicada.

Fonte: Wikipedia

Sinopse de "O Perfume" **


Esta estranha história passa-se no século XVIII e é fruto de um extraordinário trabalho de reconstituição histórica que consegue captar plenamente os ambientes da época tal como as mentalidades. O protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista, e essa arte constitui para ele - nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua - uma alquímica busca do Absoluto. O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos. Jean-Baptiste Grenouille possui no entanto uma incorrupta pureza que exerce um forte fascínio sobre o leitor. 

Fonte: Wook

  * Livros acessíveis na BE da ESJM
** Livro recomendado pelo PNL para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma

19/10/2012

Informação sobre Concurso

 Concurso Nacional de Vídeos de Curta Duração
    "IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO"
Público-alvo – Alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário das redes pública e privada
Prémios – Um tablet para o autor do melhor trabalho em cada um dos Ciclos/níveis de ensino
Prazos Inscrições – Outubro de 2012
Entrega dos trabalhos – até 15 de Abril de 2013
Divulgação dos resultados – 31 de Maio de 2013

Mais informações aqui

22 de outubro - Dia Internacional da Biblioteca Escolar

CONVITE

22 de outubro
(segunda-feira)

Intervalo das 10h da manhã

JOGRAIS

Atuação do Grupo de Jograis da ESJM 
na Biblioteca Escolar

Formação de utilizador

Durante as duas primeiras semanas de aulas realizaram-se 20 sessões de Formação de Utilizador na Biblioteca Escolar na BE da Escola Básica de Santa Cruz Trindade.
Todos os alunos do 1º ciclo  se deslocaram à BE para terem contacto com os livros e realizar o jogo “ Caça ao livro nas estantes”.
Foram momentos muitos divertidos…

Ler na cadeira do rei


Esta atividade, que podemos considerar de animação de aprofundamento, requer por parte do aluno leitor uma pré-seleção do livro a ler, assim como uma  preparação da leitura em casa, em conjunto com as famílias. 
Realizar uma boa leitura, sentado na cadeira do rei e, no final, colocar três questões aos colegas responsabiliza os ouvintes e o próprio leitor sobre o que foi lido.
Ao longo destes anos, a atividade tem tido muita aceitação pelos alunos de 2º ano de escolaridade que se mostram sempre muito ansiosos para participar.  Aqui ficam algumas imagens...

Dia da alimentação


O dia da Alimentação, 16 de outubro, foi comemorado na Biblioteca Escolar com a projeção do filme “Berto come certo” para as turmas do 2ºC/2ºD/3ºC e 3º D. Esta iniciativa conta com a colaboração do Projeto de Educação para a Saúde.
Neste dia também foi lançado o concurso “Receitas com produtos da minha terra…”, destinado aos alunos da Escola Básica de Santa Cruz Trindade.
Relativamente ao concurso, o júri  constituído por cinco docentes, representando cada ano de escolaridade, procederá no fim do mês à seleção das dez melhores receitas, para posterior exposição.



Apoio curricular


Ao longo das duas últimas semanas desenvolveram-se na BE atividades de apoio ao currículo com os alunos de 3º e 4º anos de escolaridade.
As turmas trabalharam os temas a digestão, a circulação, ossos e a pele, visionando filmes sobre as temáticas.
A exploração dos temas nas sessões foi realizada pela professora bibliotecária e pelos professores titulares de turma, continuando a sua exploração em sala de aula.

Os grandes leem aos pequenos


Decorrem desde o dia 1 de outubro as leituras no âmbito da atividade “ Os grandes leem aos pequenos.”
Esta atividade de animação responsabilizante inicia o seu sétimo ano de realização e conta com a participação autónoma dos alunos de 3º e 4º anos de escolaridade.  Decorre semanalmente na BE e este ano letivo dois dias na semana, à terça-feira e quarta-feira, para os alunos dos 1º ano e 2º anos, respetivamente.



.

16/10/2012

Encontro de Leitura


Na próxima sexta-feira, pelas 21 horas terão início na escola EB1 de Mairos os nossos serões mensais de leitura, inseridos no Projeto aLeR+ do nosso agrupamento.
Esta atividade centra-se na leitura, em voz alta, e na partilha de poemas/pequenos textos entre pais, encarregados de educação, alunos, professores, pessoal não docente e restante comunidade.
Cada participante poderá apresentar trabalhos escritos por si ou selecionados de outro autor.
Se és aluno(a) convence um elemento da tua família a participar nesta atividade do agrupamento. Mostra-lhe que a presença da família em atividades de leitura é importante para ti!

11/10/2012

Palestra do Hugo Penedones


Conforme anunciado, decorreu no passado dia 8 de outubro o encontro do ex-aluno Hugo Penedones com os atuais alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins. Inicialmente previsto para as turmas de 10º ano, o auditório acabou por superlotar, tal foi o interesse manifestado por várias turmas do ensino secundário em participar na atividade.
Logo no início da palestra, o Hugo comunicou aos participantes o seu propósito: “motivar para fazerem aquilo de que gostam e serem bons naquilo que fazem”. Os temas que tratou não podiam ser mais sérios e interessantes. Mas apresentou-os com títulos intrigantes e provocatórios para cativar a assistência e suscitar a sua curiosidade:  
“Cristiano Ronaldo é mais inteligente que o campeão mundial de xadrez”, “Transformem a vossa televisão num aquário!”, “Todos podemos ser mais ricos.”, “Deus (provavelmente) não existe.”
Porque são temas de grande interesse, e porque estão todos com certeza curiosos quanto às respostas do Hugo, o professor Ramiro Anjos fez uma síntese do que foi dito, que podem ler aqui (em pdf) ou a seguir às fotografias. 
No final, o Hugo sorteou, de entre os alunos que levantaram questões, três exemplares impressos do livro "A nossa vez" que escreveu e disponibilizou na Internet, e que também podem encontrar aqui.
Mais uma vez, todos felicitamos o Hugo pelo seu percurso e pela palestra, agradecemos a disponibilidade que teve para connosco e desejamos as maiores felicidades pessoais e profissionais. 




08/10/2012

Autor de outubro


Markus Zusak

O mais novo dos quatro filhos de um austríaco e uma alemã, Markus cresceu a ouvir histórias a respeito da Alemanha nazi, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã da sua mãe. Ele sempre soube que essa era uma história que ele queria contar. 

"Nós temos essas imagens das marchas em fila de garotos e dos 'Heil Hitlers' e essa ideia de que todos na Alemanha estavam juntos nisso. Mas ainda havia crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras e pessoas que esconderam judeus e outras pessoas em suas casas. Então, eis outro lado da Alemanha Nazi", disse Zusak numa entrevista ao The Sydney Morning Herald. 

Aos 30 anos, Zusak já se afirmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje. Com a publicação de "A Menina que Roubava Livros" (*) foi batizado como um "fenómeno literário" por críticos australianos e norte-americanos. Zusak é o autor vencedor do prémio de quatro livros para jovens: "The Underdog", "Fighting Ruben Wolfe", "Getting the Girl", e "Eu Sou o Mensageiro", vencedor de um Printz Honor em 2006 por excelência em literatura jovem. Markus Zusak vive em Sydney com a sua esposa e a sua filha. Gosta de surfar e assistir a filmes durante os seus tempos livres.

Fonte: Wikipedia

* Livro acessível na biblioteca da escola-sede (ESJM)

Poema de outubro




As Sem Razões do Amor

Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou de mais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.



Carlos Drummond de Andrade, in 'O Corpo'

Concurso Literário_O Clube dos Eco Guerreiros


Foi lançado um concurso literário, O Clube dos Eco Guerreiros, até ao dia 30 de abril de 2013, para alunos do 1.º e 2.º Ciclos tendo por objetivos motivar para a leitura e para a escrita e ajudar a refletir e a mudar comportamentos no sentido de promover a preservação e sustentabilidade do planeta.
Os livros que sustentam este concurso, da editora Trinta Por Uma Linha, foram escritos porJoão Manuel Ribeiro e são os seguintes:
- O Senhor Péssimo é o Máximo (2012)
- Quem do Alto Olhar (2011)
- Raras Aves Raras (2010)
- Gémeos (2009)
 
Para leitura do Regulamento e acesso à Ficha de Inscrição consulta http://www.trintaporumalinha.com/apresentacao.html

03/10/2012

Reciclar Leituras


As bibliotecas escolares agradecem a todos que entreguem nas respetivas bibliotecas escolares os jornais ou revistas que normalmente compram, leem... e depois deitam fora. Desse modo, elas poderão ser distribuídas por diversos locais das escolas e outros poderão usufruir da sua leitura. Não acham boa ideia?

Do mesmo modo, se puderem dispensar livros das vossas bibliotecas particulares e entregá-los nas bibliotecas escolares, poderemos enriquecer uma atividade que já funciona há dois anos na escola Júlio Martins e alargá-la às outras escolas do agrupamento. 

Esta atividade chama-se Bookcrossing (troca de livros) e permite partilhar com a comunidade educativa os livros que já lemos. Cada livro terá um registo próprio, com o nome de quem o partilhou e o historial de quem o leu. A grande vantagem é que não há prazos de devolução e podemos lê-los ao nosso ritmo.


02/10/2012


Colóquio: "Há vida depois da escola?"



Hugo Penedones
Com o objetivo de dar a conhecer o percurso de vida de alunos que frequentaram as escolas do agrupamento, corresponsabilizar os atuais alunos na promoção do seu próprio sucesso escolar, promover o debate de ideias e a reflexão crítica e fomentar nos alunos a criação de projetos de vida, a equipa das bibliotecas escolares promove no próximo dia 8 de outubro, às 10h10 um colóquio com o ex-aluno Hugo Penedones.

Hugo Penedones, 30 anos, estudou na Júlio Martins, onde iniciou a sua paixão pela ciência e participou em Olimpíadas de Matemática, Informática e do Ambiente. Graduou-se em Eng. Informática no Porto e, depois de algumas experiências diversas (Microsoft - EUA, Agência Espacial Europeia - Alemanha, etc.), mudou-se para Lausanne, Suíça, onde tem feito investigação e desenvolvimento na área de Inteligência Artificial.

Em 2011, escreveu um pequeno livro chamado "a nossa vez" (em exposição na BE da ESJM), onde expõe a sua visão do mundo e apela ao otimismo, empreendedorismo e a uma democracia mais direta. 

Nas suas próprias palavras o Hugo irá (tentar) explicar por que é que o Cristiano Ronaldo é mais inteligente do que o campeão do mundo de xadrez; por que é que devem transformar a vossa televisão num aquário com peixinhos; por que é que ter poucas coisas é melhor do que ter muitas; como é que um computador pode detetar caras e reconhecer emoções; e ainda como podemos todos ficar mais ricos!

O colóquio destina-se ao alunos de 10º ano, mas a comunidade escolar é convidada a assistir, dentro dos limites do Auditório da ESJM.


01/10/2012

Boas-vindas

A equipa das Bibliotecas Escolares saúda a Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins e deseja a todos um excelente ano letivo, cheio de sucessos pessoais e académicos ou profissionais.

Com a criação deste blogue pretendemos interagir com a comunidade. Divulgaremos notícias, atividades, leituras, filmes e recursos pedagógicos e esperamos acolher as vossas sugestões e comentários.

Os antigos blogues da Escola Secundária Dr. Júlio Martins e Agrupamento de Escolas Nadir Afonso mantêm-se acessíveis (podem aceder na barra direita deste blogue) mas a sua atualização terminou em julho do ano letivo anterior, o mesmo acontecendo com as respetivas páginas do Facebook.

A nova página do Facebook também já está criada e aguardamos ansiosamente pelos vossos "Gosto". Podem aceder já aqui ou, em qualquer altura, na barra direita deste blogue.